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Aluno(a) |
Adriana do Carmo Bellotti |
Titulo |
As contribuições do trabalho em grupo para a formação do professor que atua no processo de inclusão |
Orientador(a) |
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Data |
30/09/2009 |
Resumo |
A escola atual inquieta-se frente aos dispositivos legais que deliberam a educação dos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino e empenha-se forçosamente para colocá-los em prática. Este trabalho verifica quais modalidades de formação de professores estão sendo utilizadas para a implementação da LDB 9.394/96, no que concerne ao atendimento das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. Embora os termos muito empregados nos anos 70, 80 e na primeira metade dos 90 têm dado lugar a novos termos como formação contínua e formação em serviço, estima-se que são empregados para adjetivar as mesmas práticas de antes: cursos. Frente à inclusão colocada como política e a formação deficitária dos professores haverá outros instrumentos formativos que não sejam os cursos? Sustentados na perspectiva da Pedagogia Institucional realizamos a leitura da experiência da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento CID no intuito de absorver desta experiência os referenciais necessários para se construir um trabalho baseado na formação em grupo e na cooperação. Constatamos que a existência de um grupo organizado, que trabalha coletivamente, baseado em parcerias e que desenvolve práticas diárias de reflexão da prática pedagógica resulta em um modelo de educação inclusiva que permite redimensionar os atuais paradigmas de formação de professores que atuam nesse processo. O que contrapomos ao modelo atual de formação é a existência de um coletivo que, fundado na necessidade, crie saberes que atinjam os alunos de maneira sensível dentro de sua singularidade.
Palavras-chave: Pedagogia Institucional; Inclusão escolar; Formação de professores; Grupo; Instrumentos formativos; Educação Especial |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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