UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Patrícia Moralis Caramori
Titulo Estratégias pedagógicas para alunos com deficiência mental severa: um estudo sobre a atuação de professores de Educação Especial
Orientador(a)
Data 03/09/2009
Resumo A presente pesquisa aborda a temática da educação de indivíduos com deficiência mental severa a partir das estratégias pedagógicas utilizadas por professoras de Educação Especial. Sua realização justifica-se por abordar o processo educacional de uma população, até então, pouco investigada e, também, por unir dois eixos de discussão de maneira inovadora: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) desenvolvida por Reuven Feuerstein – tendo como aspecto principal a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) – e a educação de alunos severamente prejudicados. Sob o enfoque da Teoria de Feuerstein, o professor desenvolve sua função não apenas como transmissor de conhecimento, mas como mediador, interpondo-se entre os estímulos do ambiente e o aluno. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar de que maneira está sendo implementado o processo educacional de alunos com deficiência mental severa, enfocando as estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras de Educação Especial na cidade de Araraquara. Os procedimentos para sua execução iniciaram-se com a definição dos perfis das professoras, seu mapeamento e a posterior localização das mesmas. Definidos os participantes, a coleta dos dados se deu por meio de três instrumentos: entrevista semi estruturada realizada com as professoras e observação, registrada em protocolo e em diário de campo. Usou-se a análise qualitativa dos dados, a fim de permitir a extração de maior riqueza de detalhes do cotidiano observado. Dessa forma, os resultados apresentam uma descrição do trabalho das professoras participantes, evidenciando suas opiniões acerca de suas práticas, assim como a identificação das estratégias pedagógicas utilizadas. A partir da vasta gama de informações expostas sobre a atuação dessas educadoras, a conclusão deste estudo identifica algumas de suas práticas que podem ser relacionas com os critérios que regem a aplicação da mediação. Isso mostra que é possível associar a Teoria de Feuerstein às práticas pedagógicas voltadas aos alunos com deficiência mental severa, já que determinados procedimentos empregados pelas professoras demonstram, mesmo inconscientemente, alguns dos preceitos essenciais para a ocorrência da mediação.


PALAVRAS CHAVE: Estratégias pedagógicas, Atuação docente, Deficiência mental severa, Experiência de Aprendizagem Mediada, Reuven Feuerstein.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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