UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vanessa Cristina Alvarenga
Titulo A profissionalização do trabalho docente: um estudo das condições de trabalho de professoras
Orientador(a)
Data 26/08/2009
Resumo A implantação das reformas educacionais, decorrentes dos ajustes neoliberais e mudanças sociais, implicou impactos para a profissionalização dos professores, gerando processos de precarização e intensificação do trabalho docente. Apesar dos estudos sobre a trajetória da Educação Infantil no Brasil apontarem a precariedade e fragilidade tanto das instituições quanto dos profissionais a ela vinculados, a rede municipal de Araraquara se apresenta como exceção, inclusive pelas regras de contratação e carreira de seus professores. Visando investigar indícios da presença de processos de precarização e intensificação no trabalho docente das professoras de pré-escola de Araraquara, a dissertação realizou um estudo que investigou suas condições de trabalho, com foco em análise documental e análise de depoimentos, que incluiu: a realização de observações e entrevistas informais com professoras de três diferentes CERs, participação em curso para professoras iniciantes na rede, entrevista com a coordenadora da pré-escola e entrevistas semi-estruturadas com seis experientes professoras. Os resultados apontam que não há indícios de precarização do trabalho docente, pois essas professoras têm asseguradas condições centrais da carreira: exigência de formação profissional, concurso público para contratação e contrato de trabalho efetivo com garantias previdenciárias e trabalhistas. Há também um Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos específico para o magistério, que lhes assegura o mesmo status e patamar de vencimentos das professoras primárias, incluindo possibilidades de progressão e promoção funcional e de formação continuada. Apesar das boas condições, a pesquisa sugere riscos de precarização do trabalho docente, mediante a admissão de professoras através de “carga suplementar” e mudanças nas regras para aposentadoria. Por outro lado, há indícios claros de intensificação do trabalho docente gerados pela dupla jornada de trabalho a que essas professoras foram submetidas em decorrência da necessidade financeira, que compromete seu tempo para planejarem e organizarem seu trabalho. Há também mais cobranças e exigências dos dirigentes escolares, sobretudo pelo controle decorrente da implantação do “prêmio assiduidade”, que pode comprometer a saúde das professoras. Os resultados destacam a relevância do apoio de políticas públicas (locais) para a profissionalização das professoras e valorização da Educação Infantil, além de alertarem para a necessidade de enfrentamento dos problemas decorrentes dos riscos de precarização e dos indícios de intensificação que podem comprometer a qualidade do trabalho realizado.

Palavras-Chave: Educação Infantil. Professores de educação pré-escolar. Trabalho docente. Políticas Públicas. Magistério.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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