UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vanessa Cristina Alvarenga
Titulo Buscando indícios de precarização e intensificação do trabalho docente: um estudo sobre professoras de pré-escola
Orientador(a)
Data 26/08/2009
Resumo Visando investigar indícios da presença de processos de precarização e intensificação no trabalho docente das professoras de pré-escola de Araraquara, a dissertação realizou um estudo exploratório que investigou suas condições de trabalho, mediante a combinação de mais de uma técnica de coleta de dados, com foco em análise documental e de depoimentos, que incluiu: a realização de observações e entrevistas informais com professoras de três diferentes CERs, participação em curso para professoras iniciantes na rede, entrevista com a coordenadora da pré-escola e entrevistas semi-estruturadas com seis experientes professoras. Os resultados apontam que não há indícios de precarização do trabalho docente, pois essas professoras têm asseguradas condições centrais da carreira: exigência de formação profissional, concurso público para contratação e contrato de trabalho efetivo com garantias previdenciárias e trabalhistas. Há também um Plano de Carreiras específico para o magistério, que lhes assegura o mesmo status e patamar de vencimentos das professoras primárias, incluindo possibilidades de progressão e promoção funcional e de formação continuada. Apesar das boas condições, a pesquisa sugere riscos de precarização do trabalho docente, mediante a admissão de professoras através de “carga suplementar” e mudanças nas regras para aposentadoria. Por outro lado, há indícios claros de intensificação do trabalho docente gerados pela dupla jornada de trabalho em decorrência da necessidade financeira, que compromete o tempo para planejarem e organizarem seu trabalho. E também mais cobranças e exigências dos dirigentes escolares, sobretudo pelo controle decorrente da implantação do “prêmio assiduidade”.


Palavras-Chave: Educação Infantil. Professores de educação pré-escolar. Trabalho docente. Políticas Públicas. Magistério.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara