|
|
Aluno(a) |
Vanessa Cristina Alvarenga |
Titulo |
Buscando indícios de precarização e intensificação do trabalho docente: um estudo sobre professoras de pré-escola |
Orientador(a) |
|
Data |
26/08/2009 |
Resumo |
Visando investigar indícios da presença de processos de precarização e intensificação no trabalho docente das professoras de pré-escola de Araraquara, a dissertação realizou um estudo exploratório que investigou suas condições de trabalho, mediante a combinação de mais de uma técnica de coleta de dados, com foco em análise documental e de depoimentos, que incluiu: a realização de observações e entrevistas informais com professoras de três diferentes CERs, participação em curso para professoras iniciantes na rede, entrevista com a coordenadora da pré-escola e entrevistas semi-estruturadas com seis experientes professoras. Os resultados apontam que não há indícios de precarização do trabalho docente, pois essas professoras têm asseguradas condições centrais da carreira: exigência de formação profissional, concurso público para contratação e contrato de trabalho efetivo com garantias previdenciárias e trabalhistas. Há também um Plano de Carreiras específico para o magistério, que lhes assegura o mesmo status e patamar de vencimentos das professoras primárias, incluindo possibilidades de progressão e promoção funcional e de formação continuada. Apesar das boas condições, a pesquisa sugere riscos de precarização do trabalho docente, mediante a admissão de professoras através de carga suplementar e mudanças nas regras para aposentadoria. Por outro lado, há indícios claros de intensificação do trabalho docente gerados pela dupla jornada de trabalho em decorrência da necessidade financeira, que compromete o tempo para planejarem e organizarem seu trabalho. E também mais cobranças e exigências dos dirigentes escolares, sobretudo pelo controle decorrente da implantação do prêmio assiduidade.
Palavras-Chave: Educação Infantil. Professores de educação pré-escolar. Trabalho docente. Políticas Públicas. Magistério. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|