UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fernanda Furtado Camargo
Titulo Cursinhos pré-vestibulares populares e o caso da Unesp: alguns condicionantes à sua criação e transformação
Orientador(a)
Data 20/08/2009
Resumo Este trabalho tem por objetivo constatar a tendência à transformação dos cursinhos prévestibulares
populares em ação afirmativa de governo no âmbito nacional. Tais cursinhos são
voltados, em geral, a alunos provenientes de escolas públicas sem condições financeiras para
pagar um pré-vestibular privado. Com seu surgimento na década de 1950, ganharam amplitude a
partir do final dos anos 1980, período em que tiveram origem, por iniciativa de alunos da
UNESP, os cursinhos desta universidade. O objeto empírico desta pesquisa é o programa de
cursinhos pré-vestibulares da UNESP, com atenção especial ao CUCA – Curso Unificado do
Campus de Araraquara. O CUCA é um projeto de extensão universitária, inicialmente
desenvolvido com recursos da própria UNESP e posteriormente financiado por diferentes
instituições, incluindo-se prefeituras municipais, empresas privadas e a Secretaria de Ensino
Superior do Estado de São Paulo. A formação dos cursinhos populares deu-se, em grande parte,
por iniciativas da sociedade civil, com o objetivo de diminuir a desigualdade no acesso ao ensino
superior público e gratuito. Porém, constata-se que nos últimos anos estes cursinhos têm feito
parte da agenda governamental, sendo financiados com recursos públicos provenientes de
estados, municípios e da união, por meio de “parcerias” com instituições públicas e/ou privadas.
Esta nova e crescente configuração no oferecimento de cursinhos populares insere-se nos padrões
da política social no contexto do Estado neoliberal. Os cursinhos populares podem ser
considerados, hoje, uma política social de governos isolados. Além disso, tendo em vista o forte
discurso democratizante que há por trás deles, presume-se haver uma tendência a tornarem-se
política social de ação afirmativa, no âmbito nacional, seja por meio de diretrizes advindas da
união ou de ações isoladas que poderão atingir todo o país.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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