UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lucas Gibin Seren
Titulo Gosto, música e juventude: uma pesquisa exploratória com grupos de alunos da rede pública e privada de ensino em Araraquara
Orientador(a)
Data 26/08/2009
Resumo O trabalho que ora se apresenta busca contribuir com os estudos que versam sobre o gosto musical dos jovens estudantes, pontuando também reverberações para o campo educacional. A investigação caracteriza-se, no plano metodológico, como uma pesquisa exploratória, posto que permite avaliar a feição qualitativa das informações para, posteriormente, quantificá-las. Tal agregação equilibrada desses dois polos metodológicos (qualitativo e quantitativo) confere um caráter de complementaridade a pesquisa, possibilitando, assim, uma melhor compreensão do fenômeno estudado. Objetivou-se sinalizar pontos de intersecção entre educação e cultura a partir do referencial bourdieusiano, tratando de maneira relacional a reprodução sociocultural, o capital cultural e o papel da escola no processo de formação do habitus. Utilizamo-nos também dos fundamentos teóricos lançados por Bernard Lahire, sociólogo que flexibiliza e adensa os estudos de habitus iniciados por Bourdieu. De posse das constatações acerca do indivíduo híbrido e plural, nos termos de Lahire, pudemos empreender uma análise mais adequada sobre a construção dos sujeitos juvenis na sociedade contemporânea. Lahire propõe uma sociologia da pluralidade disposicional em que os indivíduos são submetidos a experiências socializadoras heterogêneas e muitas vezes contraditórias, chegando a frequentar sucessiva ou alternativamente vários registros culturais. Esse fenômeno é peculiarmente observado no consumo cultural e musical dos jovens. A recepção e utilização das tecnologias eletrônicas e audiovisuais refletem nas atitudes juvenis, no comportamento, nos estilos de vida, nos padrões de gosto e nas formas de expressar suas reivindicações e identidades. A grande oferta de músicas e a facilidade em acessá-las e carregá-las em um único aparelho (mp3 player) geram fenômenos próprios da organização da cultura juvenil; reforçam o consumismo e motivam transformações decisivas na recepção musical dos jovens. Por fim, trouxemos a exposição e análise de nosso trabalho de campo, que foi realizado por meio da aplicação de questionários e também pela coleta dos arquivos de músicas dos aparelhos mp3 de estudantes da rede privada e pública da cidade de Araraquara (SP). Avaliamos que tanto as músicas escutadas pelos jovens da rede pública quanto as escutadas pelos jovens da rede privada estão umbilicalmente ligadas às demandas mercadológicas da grande mídia, não possuindo, portanto, um estatuto que prime pela intenção de arte.


Palavras-chave: Educação escolar. Juventude. Gosto musical. Pesquisa exploratória.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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