UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Alexandre Harlei Ferrari
Titulo Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
Orientador(a)
Data 07/08/2009
Resumo O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos fundamentos, princípios e
práticas da Educação Ambiental, a partir do estudo de práticas pedagógicas desenvolvidas em
escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de Araraquara, Estado de São
Paulo. Foram tomados como referência a documentação oficial (orientações, parâmetros
curriculares, regulamentações e leis em nível federal, estadual e municipal) e autores cuja
obra e experiências com a temática ambiental contribuem para o entendimento da questão no
âmbito da educação escolar formal. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa
consistiram na análise das propostas de Educação Ambiental contidas nos projetos políticopedagógicos
das unidades escolares envolvidas na pesquisa, em entrevistas com roteiro semiestruturado,
realizadas com os coordenadores pedagógicos das escolas, e em entrevistas com
roteiro semi-estruturado com professores que desenvolvem práticas sobre o tema. Trata-se de
um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa e se baseia na concepção de Educação
Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem voltado à construção e exercício da
cidadania. Os resultados revelam a existência de uma gama diversificada de projetos e
atividades em Educação Ambiental, desenvolvidas nos diferentes anos do ensino
fundamental, nas escolas que fizeram parte da pesquisa. No entanto, tais resultados apontam a
ausência de fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos que alicercem o trabalho
pedagógico com a temática ambiental nestas escolas.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara