UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Karla Paulino Tonus
Titulo Psicologia e educação: aproximação e apropriação
Orientador(a)
Data 29/06/2009
Resumo Este trabalho originou-se a partir das indagações a respeito da contribuição da psicologia da educação ao trabalho educativo. Entende-se que um dos modos de efetivação de tal contribuição é por meio da disciplina “psicologia da educação” em cursos de formação de professores. Nesta tese defende-se que o ensino de psicologia seja objetivado mediante uma perspectiva crítica, na qual se apresenta a concepção de homem constituído historicamente. A ênfase nesta perspectiva decorre após a análise dos fundamentos que oferecem embasamento teórico às práticas educativas orientadas pela psicologia da educação. Assim, defende-se que os professores se apropriem dos conteúdos da referida disciplina, com a mediação de categorias que fundamentam a concepção de homem numa perspectiva sócio-histórica. Oferecer elementos para se pensar na educação dirigida ao homem concreto é uma das contribuições que a psicologia pode oferecer ao trabalho educativo comprometido com a superação de objetivações genéricas em-si. Este pressuposto busca respaldo na psicologia de Vigotski, que desde meados da década de vinte do século XX, argumenta e justifica a necessidade de uma “nova psicologia”, fundamentada conforme os pressupostos do materialismo histórico-dialético, como caminho para a construção de uma nova sociedade. As tendências pedagógicas articulam-se a teorias psicológicas a elas coerentes em termos de concepção de homem, papel do professor, métodos e objetivos de ensino. Afirma-se que a psicologia sócio-histórica oferece base psicológica à pedagogia histórico-crítica, uma vez que ambas fundamentam-se na mesma compreensão a respeito da constituição humana, o que repercute na finalidade do trabalho educativo. Tendo em vista de um lado a necessidade de superação do subjetivismo no campo da psicologia da educação e, de outro a intenção de articular os pressupostos da psicologia sócio-histórica aos da pedagogia histórico-crítica, apresenta-se neste trabalho uma proposta de plano de ensino a ser realizado em cursos de formação de professores (embora possa também ser realizado em cursos de formação continuada) no qual se abordam alguns dos temas relevantes da psicologia da educação, seguindo a didática apresentada pela pedagogia histórico-crítica. Tais temas são: A importância da psicologia na educação; A psicologia sócio-histórica; A relação existente entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva da psicologia sócio-histórica; A importância dos conteúdos escolares na formação da consciência (relação entre conceitos científicos e espontâneos); A pedagogia histórico-crítica e suas interlocuções com a psicologia sócio-histórica. Considera-se que a proposta representa uma das formas para que a psicologia sócio-histórica, articulada à pedagogia histórico-crítica, possa contribuir com a práxis do professor, num trabalho que prioriza a humanização.

Palavras-chave: Formação de professores. Humanização. Perspectiva crítica. Psicologia sócio-histórica. Pedagogia histórico-crítica.
Tipo Defesa-Doutorado
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