UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marília Lopes Leite
Titulo Gestão democrática do Ensino Superior: entre o discurso legal e a memória
Orientador(a)
Data 04/06/2009
Resumo A pesquisa proposta "Gestão democrática do ensino superior: entre o discurso legal e a
memória – o caso da FCL de Araraquara." buscou identificar, nos aspectos legais e do
exercício cotidiano, como ocorre a gestão democrática no ensino superior. Teve-se aqui
como objeto de estudo a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho",
Faculdade de Ciências e Letras, campus Araraquara. Na unidade escolhida, a instância
decisória superior, de caráter deliberativo, é a Congregação. O estudo voltou-se, assim,
aos seus procedimentos e às suas práticas. Para tanto, foram analisados os textos legais
de referência – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Estatuto e Regimento
Geral da UNESP, e o Regimento Geral da Congregação. Foram também estudadas
algumas atas datadas dos anos de 2005 e 2006, onde se identificam alguns episódios que
causaram maior impacto na comunidade acadêmica e que podem ser considerados
momentos de crise dentro da universidade. A análise documental foi comparada com a
memória de alguns atores envolvidos nos episódios escolhidos, procurando-se a
percepção deles sobre os fatos. Os dois níveis de estudo permitiram uma análise
comparativa do objeto: aquilo que está nos documentos legais e aquilo que é percebido
pelos atores envolvidos. É uma comparação entre a forma legal do exercício da gestão
universitária (com análise do plano legal a partir das categorias apresentadas
anteriormente) e como essa forma de gestão é percebida e exercida. O olhar sobre as
Leis, atas e entrevistas teve como base algumas categorias diretamente ligadas ao
conceito de gestão democrática: democracia, participação, representação, democracia
participativa e autonomia. Em especial, as entrevistas foram analisadas sob os aspectos
dos conceitos de memória e análise do discurso. Esta comparação pôde mostrar quão
política e democrática é a Congregação, considerando as categorias e conceitos
trabalhados, possibilitando a identificação, em sua prática, se a gestão é democrática e
realmente existe, ou se é apenas uma referência abstrata nos documentos legais. Além
do estudo da gestão democrática, buscou-se, na conceituação teórica e prática da
autonomia, se esta provoca um limite ao exercício democrático de participação dos
segmentos da universidade
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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