|
|
Aluno(a) |
Marcos Nogueira de Lima |
Titulo |
O professor coordenador na rede oficial de ensino do Estado de São Paulo: um estudo sobre a (re) construção de sua ação pelo cotidiano |
Orientador(a) |
|
Data |
18/06/2009 |
Resumo |
A presente pesquisa sob o título O Professor Coordenador na Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo: um estudo sobre a (re)construção de sua ação pelo cotidiano tem como objetivo estudar os fatores que levam o professor coordenador a se distanciar das atribuições instituídas por lei referentes ao seu cargo. O foco de estudo são os profissionais da Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista. Para que o estudo fosse realizado foi analisada a literatura que fala sobre este profissional, bem como foi uma análise da legislação que instituiu a função Professor Coordenador na rede pública estadual de ensino e as leis vigentes. Foi construída uma fundamentação teórica no que tange à representação social, ao estudo do cotidiano e a prática profissional em detrimento dos fatores que impossibilitam a efetivação de uma identidade própria. Foram realizadas entrevistas com quarenta e três professores coordenadores, cinqüenta professores e dez diretores de escola. Utilizou-se também, quatro questões de um questionário aplicado anterior à nova legislação, que foi realizado com duzentos e trinta professores, pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista, que serão analisadas com a finalidade de identificar esses fatores e refletir sobre as possibilidades de mudanças. Pretende-se, assim, a concretização de uma proposta de discussão acerca dos caminhos que levam à efetivação de uma identidade para a função de Professor Coordenador.
Palavras chave: Professor Coordenador; Cotidiano; Educação São Paulo (Estado); Legislação; Gestão Escolar; Escola. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|