|
|
Aluno(a) |
Sergio Cesar da Fonseca |
Titulo |
Da Organicidade à Rachadura: a interlocução de Paulo Freire com Anísio Teixeira (1959-1969) |
Orientador(a) |
|
Data |
25/01/2006 |
Resumo |
O presente estudo visa a esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira, no período entre 1959 e 1969. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire elaborados nesse tempo, tendo sido analisados Educação e atualidade brasileira, Educação como prática da liberdade, Extensão ou comunicação? e Pedagogia do oprimido. Os escritos de Anísio Teixeira, produzidos nas décadas de 1930 e 1950, também são abordados, no intuito de constituir um quadro geral de suas idéias sobre democracia e educação, a fim de confrontá-las com temas semelhantes tratados por Freire. O cotejo das idéias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural.
Palavras-chave: Anísio Teixeira; democracia; educação; escola, organicidade; Paulo Freire. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|