UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sergio Cesar da Fonseca
Titulo Da Organicidade à Rachadura: a interlocução de Paulo Freire com Anísio Teixeira (1959-1969)
Orientador(a)
Data 25/01/2006
Resumo O presente estudo visa a esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira, no período entre 1959 e 1969. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire elaborados nesse tempo, tendo sido analisados Educação e atualidade brasileira, Educação como prática da liberdade, Extensão ou comunicação? e Pedagogia do oprimido. Os escritos de Anísio Teixeira, produzidos nas décadas de 1930 e 1950, também são abordados, no intuito de constituir um quadro geral de suas idéias sobre democracia e educação, a fim de confrontá-las com temas semelhantes tratados por Freire. O cotejo das idéias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural.



Palavras-chave: Anísio Teixeira; democracia; educação; escola, organicidade; Paulo Freire.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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