UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Andréa Theodoro Toci Dias
Titulo Pesquisando a relação famíliaescola:o que revelam as teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros.
Orientador(a)
Data 27/03/2009
Resumo Partindo da gênese da relação família-escola na Idade Moderna e tendo como base o referencial da História da educação, configurou-se uma problemática que interroga o conjunto de teses e dissertações produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação brasileiros. O principal questionamento refere-se ao modo como os trabalhos realizados nas universidades, loci fundamental da pesquisa em nosso país, construíram o conhecimento acerca da relação família-escola, através de seus pressupostos teóricos e de seus métodos, procurando perceber como caracterizaram a relação através de seus resultados e propostas, e como captaram as perenes tensões próprias desse tipo de relação. Para responder as questões da pesquisa foi delineado e executado um estudo bibliográfico sobre as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação brasileiros, composto de um levantamento bibliográfico, uma análise bibliométrica, e uma avaliação de textos completos. Os principais objetivos foram: Identificar as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação Brasileiros nas áreas de Educação, Psicologia e Sociologia buscando sintetizar as principais características dessa produção; Identificar os diferentes tipos de estudo empreendidos, segundo seus pressupostos e métodos; Identificar os pressupostos da produção científica eleita visando assinalar a presença das teorias sociológicas ou das teorias psicológicas; Identificar nos estudos os dados empíricos que avaliam a relação, verificando que tipos de práticas relacionais emergem dos mesmos; Identificar os resultados/achados e as propostas decorrentes dos estudos da relação família-escola. Os principais resultados subdividem-se no que tange ao método adotado e na temática que era objeto dos estudos analisados. Destacando-se: o método de pesquisa bibliográfica revelou-se produtivo para alcançar os objetivos, trazendo potencial de utilização em futuros estudos, na importante tarefa de sistematização do conhecimento científico que vem sendo produzido em condições de franca expansão em nosso país; na criação de conjunto de parâmetros de pesquisa que lidam com as problemáticas inerentes aos catálogos e bancos de teses disponíveis para consulta; na criação de critérios de seleção dos estudos sobre a relação família-escola; na detecção do aumento da produção de estudos da temática ‘relação família-escola’ a partir do ano 2000, tendo sido estudado o período de produção relativo a 1980-2007; na observação de que 60% dos trabalhos são concentrados em doze universidades; que o eixo de produção de pesquisas é centrado nas regiões sul-sudeste; que muitos resumos são incompletos, sendo que metade dos 204 analisados não possui informações cruciais como referencial teórico, fontes teóricas, tipo de pesquisa e procedimentos; que há predominância da produção de pesquisas em programas de pós-graduação da área de Educação. Os resumos das teses e dissertações foram categorizados em onze tipos, referentes às temáticas de fundo apresentadas. A análise de textos completos revelou que as ênfases das pesquisas recaíram sobre três distintos conjuntos de objetivos: a importância da relação família-escola para o aluno; as expectativas de pais e professores sobre a escola e sobre a própria relação; as formas assumidas pela relação. Os resultados das teses e dissertações analisadas indicam que a relação é importante para os alunos, na medida em que as famílias adotam critérios escolares para avaliar o desenvolvimento de seus próprios filhos depois que se inicia o percurso escolar das crianças; que a principal expectativa sobre a escola, principalmente dos pais, refere-se à instituição como agência de formação geral, através da afetividade, de valores importantes para a família, e do cuidado que endereça às crianças, aparecendo como secundária a transmissão de conteúdos, tida como função tradicional da escola; que a relação configura-se através da exigência da presença dos pais no ambiente escolar, como fator indicativo de envolvimento com a escolarização dos filhos.

Palavras – chave: Relação família-escola. Pesquisa bibliográfica. Revisão de literatura. Estado do conhecimento. Estado da arte. Análise bibliométrica. Teses e dissertações.
Tipo Defesa-Doutorado
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