UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Carina Alves da Silva Darcoleto
Titulo Educação e Mediação: limites e possibilidades da educação escolar a partir da categoria da mediação em István Mészáros.
Orientador(a)
Data 19/03/2009
Resumo Esta pesquisa tem como principal foco de análise a mediação da educação escolar, partindo da hipótese de que essa mediação reflete o movimento contraditório da sociedade capitalista em sua fase atual, ou seja, a atividade mediadora da educação escolar, ao mesmo tempo em que tem condições para colaborar para o processo de formação dos alunos, também pode atuar como uma mediação alienada, a serviço das necessidades do sistema capitalista em detrimento das reais necessidades dos homens. Nessa perspectiva, a tese que consubstancia este trabalho pode ser sintetizada nas seguintes palavras: a educação é uma mediação. A educação contemporânea (seja no seu sentido mais geral ou na forma escolar) é uma mediação alienada. Tratando-se de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, nosso fio condutor de análise baseia-se, fundamentalmente, na categoria da mediação a partir das contribuições do filósofo marxista húngaro István Mészáros, o qual nos possibilita realizar uma abordagem ontológica da educação, compreendendo-a na sua relação com a totalidade da sociedade.

Palavras-chave: educação, educação escolar, mediação, trabalho, ontologia do ser social.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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