|
|
Aluno(a) |
Carina Alves da Silva Darcoleto |
Titulo |
Educação e Mediação: limites e possibilidades da educação escolar a partir da categoria da mediação em István Mészáros. |
Orientador(a) |
|
Data |
19/03/2009 |
Resumo |
Esta pesquisa tem como principal foco de análise a mediação da educação escolar, partindo da hipótese de que essa mediação reflete o movimento contraditório da sociedade capitalista em sua fase atual, ou seja, a atividade mediadora da educação escolar, ao mesmo tempo em que tem condições para colaborar para o processo de formação dos alunos, também pode atuar como uma mediação alienada, a serviço das necessidades do sistema capitalista em detrimento das reais necessidades dos homens. Nessa perspectiva, a tese que consubstancia este trabalho pode ser sintetizada nas seguintes palavras: a educação é uma mediação. A educação contemporânea (seja no seu sentido mais geral ou na forma escolar) é uma mediação alienada. Tratando-se de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, nosso fio condutor de análise baseia-se, fundamentalmente, na categoria da mediação a partir das contribuições do filósofo marxista húngaro István Mészáros, o qual nos possibilita realizar uma abordagem ontológica da educação, compreendendo-a na sua relação com a totalidade da sociedade.
Palavras-chave: educação, educação escolar, mediação, trabalho, ontologia do ser social. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|