|
|
Aluno(a) |
Iclair Bessi Freire |
Titulo |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICA DA UNIVERSIDADE OU AÇÃO ASSISTENCIALISTA |
Orientador(a) |
|
Data |
27/02/2009 |
Resumo |
Esta dissertação faz um resgate histórico, por meio dos relatórios e de entrevistas, dos anos de 2000 a 2005 do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) - projeto extensionista da UNESP- com o objetivo de abordar os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades dos atores que fazem a Extensão Universitária. Partindo de situações compartilhadas de ensino, no contexto da Extensão Universitária, procura apreender indícios dos modos como os envolvidos significam e re-significam os objetos do conhecimento. A produção desta investigação esteve orientada pela interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou compreender o processo de materialização da aprendizagem em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Extensão Universitária.
Palavras-chave: Extensão Universitária. Educação de Jovens e Adultos. PEJA. Universidade Estadual Paulista. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|