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			| Aluno(a) | 
			Rosilene Batista Ficarelli | 
		 
		
			| Titulo | 
			A Construção do saber sobre a utilização de objetos no ensino brasileiro. | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			19/02/2009 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A presente pesquisa pretendeu discutir a formação de modos de pensamento sobre 
os objetos no ensino brasileiro, de maneira a compreender em quais circunstâncias 
são formados e a partir de quais relações a existência dos mesmos se apóia. Assim, 
apoiado nos estudos de Michel Focault sobre análise do discurso e formação de 
pensamento, este trabalho teve como objetivo central conhecer quais dispositivos e 
estratégias o discurso sobre a importância da utilização de objetos no ensino brasileiro 
tem utilizado para se legitimar e colocar esses objetos em um lugar de destaque no 
ideário pedagógico, particularmente nas décadas de 1960 e 1970, época na qual 
intensificou-se a criação de discursos sobre a utilização de objetos no ensino, no 
âmbito do desenvolvimento do movimento de tecnologia educacional no Brasil. 
Salientado a formação de sujeitos educacionais no interior do discurso, o presente 
trabalho também buscou conhecer quais regras e normas os professores estavam 
submetidos, em relação à utilização de objetos no processo de ensino e aprendizagem, 
e quais as estratégias e dispositivos o discurso utilizou-se na tentativa de produzir 
determinados efeitos de poder sobre a prática docente. Neste intuito, analisamos 
textos referentes à utilização de objetos no ensino, bem como aqueles que discutiam o 
movimento de tecnologia educacional no Brasil, existentes em dois periódicos 
publicados nas décadas de 1960 e 1970, Audiovisual em Revista e Revista Tecnologia 
Educacional. Os resultados encontrados nos levam a concluir que a aparente 
neutralidade das teorias que estruturam a utilização de objetos nesse processo, bem 
como o status científico recebido pelas mesmas; o destaque das vantagens e 
potencialidades de cada objeto; a criação de necessidades e problemas educacionais; 
a relação que se estabelece entre educação e formação de uma sociedade 
progressista; a criação de estratégias que levam professores a aceitarem o discurso 
inovador que rodeia a utilização de objetos em sala de aula, de maneira a se autoregularem, 
foram estratégias que construíram um discurso legitimador sobre a importância de utilização  de objetos no ensino, aceito como um regime de verdade, e 
por isto, formador de pensamentos e sujeitos educacionais, neste período. Quanto à 
formação de sujeitos educacionais, particularmente dos professores que são vistos como efetivadores da utilização de objetos no processo de escolarização, o discurso perpassa a construção e transformação de subjetividades, levando os professores a se sentirem agentes de transformação e inovação do ensino brasileiro; reconhecerem a necessidade de estarem aptos a utilizar um determinado objeto; auto-refletirem sobre sua prática pedagógica; considerarem que o bom professor é aquele que sabe como produzir seu próprio material didático e como usar um objeto na sala de aula. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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