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| Aluno(a) |
Rita de Cassia Pimenta de Araújo |
| Titulo |
Lógica, Investigação e Democracia no Discurso Educacional de John Dewey |
| Orientador(a) |
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| Data |
27/02/2009 |
| Resumo |
RESUMO
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o livro Logic: the theory of inquiry de John Dewey, publicado originalmente em 1938. O objetivo é compreender os argumentos de Dewey acerca da lógica, caracterizada como teoria da investigação, e situá-los no conjunto do pensamento deweyano, de maneira a explicitar sua ligação com temáticas educacionais e políticas, focalizando especialmente a noção de democracia. Para isso, são analisadas também as obras Como pensamos e Democracia e educação, do mesmo autor. O método empregado para exame do Logic conta com duas chaves interpretativas: a primeira advém da teoria da argumentação desenvolvida por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca no livro Tratado da argumentação: a nova retórica, e a segunda, do modelo jurisprudencial de exposição e análise de silogismos elaborado por Stephen Toulmin em Os usos do argumento.
Palavras-chave: John Dewey. Pragmatismo. Teoria Lógica. Investigação. Democracia. |
| Tipo |
Defesa-Doutorado |
| Texto Completo |
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