|
|
Aluno(a) |
Luci De Lima Andrade Aquino |
Titulo |
O Trabalho Docente para Além do Ensino: o uso do tempo destinado ao preparo de aula por professoras alfabetizadoras de Escola Estadual de Ciclo I do Ensino Fundamental |
Orientador(a) |
|
Data |
28/01/2009 |
Resumo |
RESUMO
A intenção central da presente pesquisa foi compreender o trabalho docente fora da situação de sala de aula e voltado para o preparo e organização do ensino. As questões de pesquisa que impulsionaram o estudo foram: Como as professoras utilizam o tempo de trabalho em que não estão lecionando? Que fatores interferem na forma como as professoras usam este tempo de trabalho, que se destina ao planejamento e revisão das aulas? O tempo prescrito pela legislação para o trabalho pedagógico fora da sala de aula é suficiente para que consigam realizar as atividades necessárias à prévia organização do ensino? Os objetivos da pesquisa
residem na caracterização das atividades pertinentes à função docente realizadas por
professoras alfabetizadoras fora do tempo e do espaço de aula; na identificação das
prescrições legais no que tange ao tempo e às atividades destinados ao preparo do ensino, bem como suas relações com o trabalho efetivamente realizado. O estudo foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental, com cinco professoras alfabetizadoras, sendo duas iniciantes e três experientes na profissão. De natureza qualitativa, a pesquisa ocorreu em
2007. Foram utilizados os procedimentos de revisão bibliográfica, observação, questionário,
entrevista, produção escrita dos sujeitos participantes e análise de material de trabalho dos mesmos, além da análise de documentos. Como resultados ao se contrastar o trabalho de professoras iniciantes e de professoras experientes, verificaram-se nítidas diferenças entre as mesmas na forma de organização do ensino e no emprego do tempo de trabalho fora da escola, voltado para o preparo das aulas. As demandas externas ao trabalho de sala de aula, tais como, as tarefas burocráticas e o uso do HTPC, interferem na forma e no tempo que as docentes destinam ao preparo do ensino conduzindo a uma sensação constante de falta de tempo. Ainda que percebam incongruências, assumem a sobrecarga de tarefas, incorporandoas
no seu dia a dia. Pôde-se também confirmar uma das hipóteses da pesquisa, de que o tempo para atividades de preparo do ensino fora da escola, previsto legalmente e efetivamente remunerado, é insuficiente para a real demanda de trabalho. Além disso, foram encontrados fortes indícios de um processo de intensificação presente no cotidiano de trabalho destas professoras decorrente das precárias condições de trabalho. O trabalho além do ensino em sala de aula revelou-se permeado por diferentes e imbricadas facetas do tempo relacionadas à sociedade em mudança, à organização do trabalho e às dimensões da vida privada e institucional. As professoras tentam se adequar às exigências postas pelo contexto laboral que invade em muitas horas a sua vida privada. Mesmo assim, empenham-se em realizar seu
ofício para além do que são remuneradas, demonstrando seu compromisso com a docência. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|