|
|
Aluno(a) |
Elisabete Carvalho de Melo |
Titulo |
Ler e escrever: muito prazer, lembranças, histórias e memórias de professoras de Rio Branco-AC |
Orientador(a) |
|
Data |
12/03/2009 |
Resumo |
Este trabalho se inscreve no campo das pesquisas (auto)biográficas. Trata de experiências pessoais e profissionais com leitura e escrita, de vinte e três professoras de 1ª série do Sistema Municipal de Ensino de Rio Branco-AC e as repercussões dessas experiências ao longo de suas vidas. A metodologia utilizada teve como instrumento de produção de dados, narrativas escritas pelas professoras, em forma de memoriais. Os principais aspectos encontrados e analisados dizem respeito à forma como foram alfabetizadas, às atividades de leitura e escrita vivenciadas por elas durante o processo de alfabetização, nos ensinos fundamental, médio e superior, às lembranças mais marcantes e como trabalham com a língua escrita em sala de aula. Os resultados obtidos revelam a dificuldade de acesso à leitura e escrita nos seringais do Acre, mas também, a valorização da escola e os esforços para se apropriarem da língua escrita. Revelam ainda a importância do processo de alfabetização e das séries iniciais na formação pessoal e profissional das professoras, assim como, a importância da formação continuada para o trabalho que realizam junto às crianças.
Palavras Chave: Narrativas docentes. Leitura e escrita. Prática pedagógica. Acre.
Formação de professores. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|