UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Neusa Aparecida Mendes Bonato
Titulo Inclusão escolar: um estudo da formação continuada dos professores de educação física na cidade de Araraquara-SP
Orientador(a)
Data 06/03/2009
Resumo No ano de 2001 foi criado pelo MEC o Programa Nacional de Educação Física Adaptada,
visando assegurar o acesso e permanência de alunos com necessidades educacionais especiais,
com efetiva participação nas aulas de Educação Física. A partir daí no ano de 2004, a
Diretoria de Ensino da Região de Araraquara, através de sua oficina pedagógica, ofereceu
curso de capacitação aos professores de Educação Física sobre a inclusão desses alunos.
Portanto, esse estudo objetivou verificar ocorrência de cursos de formação continuada na área
de Educação Física com a temática Inclusão Escolar e quantos professores participaram, que
níveis de escolaridade atuam, e qual foi o tipo de repercussão em sua prática escolar.
Procurou-se também caracterizar essa Diretoria situando-a desde o início de sua implantação,
averiguando as ações das políticas públicas de inclusão e formação continuada. Como
abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa com o foco no estudo de caso,
tendo como participantes, 57 Professores de Educação Física, 27 escolas estaduais da cidade
de Araraquara-SP, seus respectivos diretores e/ou coordenadores pedagógicos e um exdirigente
de ensino dessa Diretoria. A coleta de dados foi realizada através de questionários
com perguntas abertas e fechadas para os Professores de Educação Física, diretores e/ou
coordenadores pedagógicos das escolas e entrevista semi-estruturada com o ex-dirigente de
ensino. Os dados mostraram que dos 59 Professores de Educação Física que atuam nas
escolas, 57 deles foram participantes da presente pesquisa, e deste total, 20 realizaram o curso
de formação continuada relacionado à temática Educação Física Adaptada e Inclusão Escolar
oferecido pela Oficina Pedagógica, sendo que 1 participou de curso não relacionado à área da
Educação Física e 37 não participaram de nenhum curso. As respostas dos professores sobre
as necessidades que possuem para promover a inclusão de alunos com deficiência nas aulas
de Educação Física, 38 deles responderam que a formação continuada é necessária para um
atendimento de qualidade a esses alunos. Esse estudo mostrou que, no ano de 2007, a cidade
de Araraquara possuia 27 escolas estaduais e atendem 22.762 alunos no Ensino Fundamental
e Médio, dentre os quais, 150 com deficiência, verificando uma maior incidência desses
alunos no Ciclo I (1ª a 4ª série) do ensino fundamental, mostrando-se que a inclusão está
acontecendo de forma bastante tímida, tanto em relação aos cursos de formação oferecidos
aos professores, quanto a inclusão desses alunos no ensino regular. Considera-se, portanto,
que cada aluno deve ser respeitado em sua diversidade, levando-se em conta o processo e não
produto, uma vez que a inclusão não se resume apenas à escola, e a formação do professor se
faz condição ímpar para viabilizar mudanças significativas para uma educação igualitária e de
qualidade para todos. A Educação Física, nesse processo, pode propiciar através de seus
conteúdos, estratégias e metodologias adequadas, um ganho significativo no sentido de
pertencer a um grupo.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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