UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Nadia Mara Eidt
Titulo A educação escolar e a relação entre o desenvolvimento do pensamento e a aprovação da cultura: a psicologia de A. N. Leontiev como referencia nuclear de análise.
Orientador(a)
Data 12/03/2009
Resumo O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as proposições acerca do desenvolvimento do pensamento nas obras de Dewey, Piaget e de defensores contemporâneos do aprender a aprender, como Perrenoud, Delval, Schön e Tardif, que mantém sua filiação filosófica ao pragmatismo e ao liberalismo; em contraposição à produção de Leontiev, cujo fundamento filosófico encontra-se no materialismo histórico dialético. A investigação levou à formulação de uma tese: demonstrar que proposições acerca do desenvolvimento do pensamento mediante a mínima apropriação dos conteúdos escolares inferida das obras de Dewey, Piaget e de defensores contemporâneos do ideário do aprender a aprender submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica de Leontiev, que preconiza que o desenvolvimento das funções psicofisiológicas, está condicionado, sobremaneira, à apropriação da cultura acumulada nos conceitos científicos. Como resultado, a partir do método materialista histórico dialético, tem-se que a apropriação dos conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento humano são dois pólos constituintes de uma unidade dialética. Dewey e seus seguidores, ao defenderem a necessidade da mínima apropriação dos conhecimentos científicos pelos indivíduos para que neles se desenvolva o pensamento, negam um dos pólos desta unidade. Como conseqüência, tem-se, por um lado, a defesa do desenvolvimento do pensamento nos limites do empírico, e, por outro, os germens da negação da racionalidade científica.

Palavras-chave: A. N. Leontiev, psicologia histórico-cultural, Materialismo Histórico Dialético, ideário do “aprender a aprender”, pensamento, conhecimento científico
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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