|
|
Aluno(a) |
Nadia Mara Eidt |
Titulo |
A educação escolar e a relação entre o desenvolvimento do pensamento e a aprovação da cultura: a psicologia de A. N. Leontiev como referencia nuclear de análise. |
Orientador(a) |
|
Data |
12/03/2009 |
Resumo |
O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as proposições acerca do desenvolvimento do pensamento nas obras de Dewey, Piaget e de defensores contemporâneos do aprender a aprender, como Perrenoud, Delval, Schön e Tardif, que mantém sua filiação filosófica ao pragmatismo e ao liberalismo; em contraposição à produção de Leontiev, cujo fundamento filosófico encontra-se no materialismo histórico dialético. A investigação levou à formulação de uma tese: demonstrar que proposições acerca do desenvolvimento do pensamento mediante a mínima apropriação dos conteúdos escolares inferida das obras de Dewey, Piaget e de defensores contemporâneos do ideário do aprender a aprender submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica de Leontiev, que preconiza que o desenvolvimento das funções psicofisiológicas, está condicionado, sobremaneira, à apropriação da cultura acumulada nos conceitos científicos. Como resultado, a partir do método materialista histórico dialético, tem-se que a apropriação dos conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento humano são dois pólos constituintes de uma unidade dialética. Dewey e seus seguidores, ao defenderem a necessidade da mínima apropriação dos conhecimentos científicos pelos indivíduos para que neles se desenvolva o pensamento, negam um dos pólos desta unidade. Como conseqüência, tem-se, por um lado, a defesa do desenvolvimento do pensamento nos limites do empírico, e, por outro, os germens da negação da racionalidade científica.
Palavras-chave: A. N. Leontiev, psicologia histórico-cultural, Materialismo Histórico Dialético, ideário do aprender a aprender, pensamento, conhecimento científico |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|