UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Paulo Eduardo Vasconcelos de Paula Lopes
Titulo POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E O IDEÁRIO NEOLIBERAL E PÓS-MODERNO: A CIÊNCIA GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO CRÍTICO DE ANÁLISE DA CONJUNTURA CONTEMPORÂNEA.
Orientador(a)
Data 08/12/2008
Resumo Neste trabalho, apresentamos uma análise da penetração do ideário neoliberal e pós-moderno nas políticas públicas em educação a partir da reengenharia social empreendida na reforma do Estado no Brasil nos anos de 1990 e a ciência geográfica como instrumento crítico de análise da conjuntura contemporânea. O estudo está organizado em seis capítulos, sendo que o primeiro objetiva apresentar a construção histórica do pensamento geográfico, evidenciando seu caráter crítico frente à atuação do Estado, enquanto o segundo busca analisar a articulação entre as transformações empreendidas no capitalismo nas últimas décadas que repercutem na organização da sociedade como um todo. Na seqüência, fizemos uma análise da ideologia Pós-moderna como um conjunto de princípios teórico-metodológicos de caráter ideológico que se fortalece no bojo do Estado Neoliberal, examinando sua origem e sua pregação acerca de uma nova racionalidade. O quarto capítulo aborda a reforma do Estado brasileiro a partir da influência do ideário Neoliberal e Pós-moderno, evidenciando a reengenharia social empreendida sob a perspectiva da eficiência mercadológica, seguido pelo capítulo de apresentação do universo metodológico. Uma discussão sobre a ciência geográfica e a análise da prática escolar frente ao ideário Neoliberal e Pós-moderno, por meio dos discursos empreendidos pelos docentes sujeitos da pesquisa, é apresentada no último capítulo. Por fim, buscamos explicitar que este novo princípio de racionalidade que pautou a reforma do Estado brasileiro não possui outra finalidade senão as consecuções da sociedade capitalista atual, em que a educação e outras atividades sociais têm função primordial no controle social, sob o ponto de vista ideológico.

Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais. Neoliberalismo. Pós-modernidade. Reforma do Estado. Ciência Geográfica. Professor de Geografia.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara