|
|
Aluno(a) |
Michele Cristine da Cruz Costa |
Titulo |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CELESTIN FREINET E SUAS APROXIMAÇÕES COM OS IDEAIS DO MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA. |
Orientador(a) |
|
Data |
04/12/2008 |
Resumo |
A presente pesquisa expõe de forma crítica o pensamento de Célestin Freinet, especificamente no que diz respeito a sua concepção de homem, sociedade e educação, mostrando que seus ideais apontam para uma concepção de sociedade e de ser humano na qual a defesa e o respeito à individualidade da criança contribui para mascarar a impotência do capitalismo em realizar o processo de humanização do indivíduo. Demonstramos que apesar de propor a superação do movimento da escola tradicional e da Escola Nova, a sua proposta de educação popular não consegue ir além da crítica radical ao ensino tradicional, aderindo contraditoriamente ao ideário escolanovista. Pontuamos também um descompasso entre a teoria política e a teoria pedagógica presente na proposta do autor, pois ao analisarmos a concepção de homem e sociedade presentes em sua proposta, deparamo-nos com uma concepção política de cunho marxista, já ao analisarmos sua concepção de desenvolvimento infantil e ensino-aprendizagem, percebemos continuidades em relação ao movimento escolanovista. Desta forma, inferimos que a proposta do autor trás como pano de fundo uma pedagogia difusora dos ideais presentes nas correntes pedagógicas liberal-burguesas. A importância da pesquisa justifica-se pelo significado que a proposta de Pedagogia Popular de Célestin Freinet representa para a educação, uma vez que a difusão dessa implica determinada concepção de formação do ser humano e de sociedade.
Palavras-chave: Célestin Freinet, Escola Nova, história das Idéias Pedagógicas, Concepção de Homem, Sociedade e Educação |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|