|
|
Aluno(a) |
Elaine Aparecida de Souza |
Titulo |
Epistemologia da Prática e da Prática Docente: Um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas. |
Orientador(a) |
|
Data |
10/09/2008 |
Resumo |
O nosso interesse por esse estudo originou-se de indagações acerca da prática docente, desde o inicio da carreira profissional como professora, ainda na condição de formanda. Essa vivência e possibilidade de atuação permitiram-nos compreender a importância da teoria na fundamentação da prática. Daí o nosso interesse pela relação entre a teoria e a prática, compreendidas como uma totalidade e, desta forma, não atribuindo primazia a nenhuma delas. A investigação desses temas faz com que eles predominem nos programas de formação de professores que, desta forma, estão voltados exatamente para a prática reflexiva, em nome da qual pretendemos a melhora da qualidade de ensino, buscando responder ao eterno dilema de como se ensinar, o que e para quem? Diante deste quadro, este estudo examina o pensamento de autores como Dewey (1959) Tardif (2002) e Schön (2000) que discutem a formação dos docentes e a sua prática contribuindo com a difusão de idéias que apresentam a teoria e o conhecimento como secundários em relação à prática na formação e na atuação do professor. Esperamos com esse trabalho contribuir para a discussão sobre a epistemologia da prática docente, tema hoje constante de todos os espaços que tratam da formação docente.
Palavras- Chave: pensamento reflexivo saber docente epistemologia da prática docente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|