UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Nilza Cristina Gomes de Araujo
Titulo O Trabalho Docente em Classes Multisseriadas face à Proposta Pedagógica da Escola Ativa para o meio Rural em Mato Grosso
Orientador(a)
Data 23/01/2006
Resumo ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. O trabalho docente em classes multisseriadas face à Proposta Pedagógica da Escola Ativa para o meio rural em Mato Grosso. 2005. 273f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2005.

A análise de como se configuram as práticas pedagógicas docentes de professoras das séries iniciais do ensino fundamental, cuja atuação acontece em classes multisseriadas de escolas rurais mediante o impacto da Proposta Pedagógica da Escola Ativa constitui-se em objetivo desta dissertação. Este estudo levantou como hipótese que a configuração das práticas pedagógicas destas professoras mediante a implementação desta proposta se constituem a partir do conjunto de conhecimentos que cada docente possuí, do grau de aproximação e de aceitação que cada uma delas estabelece para si quando interpreta a proposta podendo desta forma haver mudanças em diferentes aspectos de suas práticas pedagógicas. Considera-se essa investigação de natureza empírica, onde foram priorizados os depoimentos das professoras de classes multisseriadas obtidos nas entrevistas semi-estruturadas constituindo material básico para as análises sobre as percepções e entendimentos das professoras. Os resultados revelaram dois tipos de posicionamento frente à implementação da proposta e tentativa de organização às suas práticas pedagógicas em sala de aula confirmando a hipótese desta pesquisa. O primeiro tipo de posicionamento se refere a um menor grau de aproximação, a uma menor aceitação da proposta por parte das professoras ocasionando num certo distanciamento e rejeição a determinados elementos da proposta tendo como exemplo os módulos de aprendizagem. E o segundo posicionamento revelando-se como inverso, apontando um maior grau de aproximação da proposta da Escola Ativa, acarretando em maior concordância e nuances de maior aceitação frente a determinados aspectos da proposta, como no caso dos cantinhos de aprendizagem.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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