|
|
Aluno(a) |
Amal Rahif Suleiman |
Titulo |
O jogo e a educação matemática: um estudo sobre as crenças e concepções dos professores de matemática quanto ao espaço do jogo no fazer pedagógico. |
Orientador(a) |
|
Data |
03/07/2008 |
Resumo |
A presente pesquisa teve por objetivo conhecer as crenças e concepções dos professores de Matemática quanto ao espaço do jogo no seu fazer pedagógico. O trabalho foi articulado a partir de duas bases: uma de abordagem teórica, e outra, de caráter prático-investigativo. A primeira parte tratou da caracterização: de crenças e concepções; da natureza do jogo e suas plurimanifestações; da Educação Matemática como ciência em formação e da relação entre o jogo como recurso metodológico e a Educação Matemática. A segunda parte consistiu em coleta de dados, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com 20 professores de Matemática da rede pública estadual de ensino da região de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, que lecionavam no Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª séries. Com estas entrevistas objetivou-se investigar o espaço do jogo na infância, na escolaridade, na formação inicial e continuada e na prática pedagógica desses professores, além de, essencialmente, identificar suas crenças e concepções sobre a construção e/ou aquisição do conhecimento lógico-matemático. Conjugamos nossas idéias com os pressupostos da teoria construtivista de Piaget, e sob esse enfoque, a análise dos dados, nos permitiu considerar que os professores desta pesquisa, utilizam o jogo em sua prática pedagógica, alguns dando-lhe um espaço periférico, outros num espaço mais amplo e de forma sistematizada, mas, apesar das dificuldades e resistências apontadas, utilizam em suas aulas. No entanto, pudemos observar que falta a eles maior consistência teórica que permite garantir ao jogo o papel de mediador entre o conhecimento matemático e a aprendizagem do aluno. Entendemos, pelos resultados obtidos, que a aplicação dos jogos em aulas de Matemática, ocorre mais em caráter motivacional do que por atuação num contexto pedagógico construtivista, o que evidenciou a ausência, no discurso desses professores, da epistemologia piagetiana, que, assinalamos como de peculiar importância para o ensino de Matemática e a eficácia do recurso do jogo como metodologia didática.
Palavras-chave: Concepções pedagógicas. Educação Matemática. Jogo. Teoria Piagetiana. Formação de Professores. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|