UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Janaina Cassiano Silva
Titulo Práticas Educativas: a relação entre cuidar e educar e a promoção do desenvolvimento infantil à luz da psicologia histórico-cultural.
Orientador(a)
Data 11/07/2008
Resumo A presente pesquisa buscou investigar se as ações educativas estão promovendo o cuidar e educar, considerando a ligação imprescindível entre eles, para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos, à luz dos preceitos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica. Entende-se que se faz necessário aprofundar a reflexão acerca da educação infantil, a visão do assistencialismo x ensino e demais discussões em voga no momento, para que, assim, se possa contribuir para o processo de consolidação da educação infantil como segmento educacional promotor do desenvolvimento humano em suas máximas potencialidades para todos os indivíduos, desde a infância. Logo, o estudo orientou-se pela hipótese de que nas instituições de educação infantil o trabalho voltado ao atendimento de crianças de zero a três anos pauta-se, principalmente no cuidado, sendo este realizado pelas educadoras, contudo, sem a finalidade de propiciar o ensino. Pode-se dividir o desenvolvimento do trabalho em três etapas. A primeira constituiu-se da pesquisa de campo, na qual realizou-se, inicialmente, o contato com a Secretaria de Educação de Araraquara/SP e com a rede privada de ensino de Araraquara/SP, posteriormente, foram escolhidas duas instituições a serem observadas, fizeram-se visitas nas mesmas e confeccionaram-se diários de campo. A segunda parte consistiu na leitura e análise desses diários. Por fim, na última etapa, realizou-se a leitura e análise da concepção de infância, educador e conhecimento presente nos documentos oficiais do Ministério da Educação (Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil; Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) e buscou-se a relação entre estas concepções e o discurso construtivista e pós-modernista em educação. Posteriormente, realizou-se uma exposição dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural; o desenvolvimento infantil nesta vertente visando discutir o ensino que, de fato, promova o desenvolvimento integral das crianças. Constatou-se, através das observações realizadas nas instituições que o trabalho docente ainda está mais voltado para questões assistenciais do que educativas. Cabe ressaltar que a visão de ensino defendida pela pesquisa perpassa o trabalho educativo como sendo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens, sem, contudo, excluir o cuidar. Porém, este é trabalhado de forma diferenciada, uma vez que o ensino também está presente no cuidado, sendo este a produção do humano no próprio corpo da criança e sua relação com ele, passando, desta forma, pela alimentação, pelo andar, movimentar-se, etc. É necessário que ocorram novas formulações para o atendimento na educação infantil que apresente uma concepção de infância calcada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural; uma formação docente que explicite a função do educador, pautada no planejamento, conhecimento sistematizado e práticas educativas. Além disso, deve-se considerar a interdisciplinaridade entre os diversos ramos científicos e buscar políticas públicas verdadeiramente voltadas ao ato de ensinar, com proposições curriculares claras, bem definidas e fundamentadas.

Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural. Práticas Educativas. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.
Tipo Defesa-Doutorado
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