UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marcelo Ubiali Ferracioli
Titulo Escola Cidadã: contribuições e limites ao debate acerca da educação escolar em tempos de crise estrutural do capital
Orientador(a)
Data 04/07/2008
Resumo A presente pesquisa objetivou identificar e analisar criticamente a concepção de educação escolar da Escola Cidadã, importante movimento político-pedagógico contemporâneo, inserido no momento histórico de crise estrutural do capital. Foi utilizada como fonte de pesquisa a coleção Guia da Escola Cidadã, onde se encontra sintetizada sua teoria educacional. No primeiro capítulo apresentou-se a história da Escola Cidadã, desde os anos de 1960 e a pedagogia da libertação de Paulo Freire, até o início do século XXI, quando já se consolidara como expressão significativa dos movimentos pela educação popular. No segundo capítulo sintetizou-se o ideário do movimento em questão e caracterizou-se sua concepção de educação escolar: não é um ato de transmissão e assimilação de conhecimento, mas uma mediação no sentido da formação global dos alunos, visando com que aprendam a aprender e melhor se qualifiquem para intervenções pessoais e coletivas sobre os aparatos gnoseológicos, políticos e éticos da sociedade, rumo à cidadania plena. Explicitou-se assim a seguinte contradição: como entender a postura afirmativa da Escola Cidadã em prol do acesso ao conhecimento em relação à defesa que faz do “aprender a aprender” como essência do ato educativo? No terceiro capítulo, com base na filosofia marxista, na Psicologia Sócio-Histórica e na Pedagogia Histórico-Crítica, analisou-se esta contradição e, apesar de haver contribuições, apontou-se alguns limites intrínsecos a esta formulação da Escola Cidadã, seu papel contrário à formação e emancipação humana no âmbito da educação escolar, especialmente em tempos de crise estrutural.

Palavras-chave: educação escolar, educação cidadã, escola cidadã, aprender a aprender, formação humana, ensino.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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