|
|
Aluno(a) |
Joyce Ariadne Cerqueira |
Titulo |
O Processo de Internacionalização do Ensino Superior no Brasil: Educação como Bem Público ou Mercadoria? |
Orientador(a) |
|
Data |
29/05/2008 |
Resumo |
A dissertação analisa os antecedentes e o alcance da internacionalização do ensino superior brasileiro, tendo por objetivo principal discutir se neste processo a educação superior tem sido tratada como um bem público ou como uma mercadoria. Os referências teóricos que fundamentaram a pesquisa são as análises dos principais críticos do neoliberalismo e a abordagem do conceito de mercadoria presente em Marx. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo documental. O primeiro documento analisado foi a nota documental, intitulada Servicios de Enseñanza, publicado pela Organização Mundial do Comércio. Este documento refere-se aos serviços de ensino que o Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) quer liberalizar para o comércio internacional. O documento La enseñanza superior - Las lecciones derivadas de la experiencia (Banco Mundial) e o projeto da Reforma da Educação Superior Brasileira no governo Lula da Silva foram utilizados para averiguar o processo de mercantilização e privatização da educação superior no Brasil. Constatou-se a presença de instituições internacionais no ensino superior brasileiro por meio de pesquisa em jornais e revistas. Conclui-se que as instituições internacionais presentes no Brasil tem interesse lucrativo no ensino superior, gerenciando suas faculdades como grandes empresas e de acordo com a demanda do mercado. A análise das políticas educacionais empregadas pelo Banco Mundial e pela Organização Mundial do Comércio mostram-se similares, indicando que ambos estimulam a privatização, a mercantilização e a liberalização da educação superior para o comércio. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|