UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Joyce Ariadne Cerqueira
Titulo O Processo de Internacionalização do Ensino Superior no Brasil: Educação como Bem Público ou Mercadoria?
Orientador(a)
Data 29/05/2008
Resumo A dissertação analisa os antecedentes e o alcance da internacionalização do ensino superior brasileiro, tendo por objetivo principal discutir se neste processo a educação superior tem sido tratada como um bem público ou como uma mercadoria. Os referências teóricos que fundamentaram a pesquisa são as análises dos principais críticos do neoliberalismo e a abordagem do conceito de mercadoria presente em Marx. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo documental. O primeiro documento analisado foi a nota documental, intitulada Servicios de Enseñanza, publicado pela Organização Mundial do Comércio. Este documento refere-se aos serviços de ensino que o Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) quer liberalizar para o comércio internacional. O documento La enseñanza superior - Las lecciones derivadas de la experiencia (Banco Mundial) e o projeto da Reforma da Educação Superior Brasileira no governo Lula da Silva foram utilizados para averiguar o processo de mercantilização e privatização da educação superior no Brasil. Constatou-se a presença de instituições internacionais no ensino superior brasileiro por meio de pesquisa em jornais e revistas. Conclui-se que as instituições internacionais presentes no Brasil tem interesse lucrativo no ensino superior, gerenciando suas faculdades como grandes empresas e de acordo com a demanda do mercado. A análise das políticas educacionais empregadas pelo Banco Mundial e pela Organização Mundial do Comércio mostram-se similares, indicando que ambos estimulam a privatização, a mercantilização e a liberalização da educação superior para o comércio.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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