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Aluno(a) |
Eliane Rose Maio Braga |
Titulo |
Palavras, "palavrões": um estudo sobre a repressão sexual com base na linguagem empregada para designar a genitália e práticas sexuais na cultura brasileira. |
Orientador(a) |
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Data |
09/05/2008 |
Resumo |
Seria a sexualidade algo ainda escondido? Com certeza, sim. Em todos os lugares, em todas as pessoas e em todas as situações do cotidiano? Isto não daria para afirmarmos, mas o que mostramos neste trabalho é como as atitudes e os comportamentos sexuais das pessoas, nos dias de hoje, estão sendo representados pelas palavras, ou então, pelos sinônimos proferidos cotidianamente, como também dentro do universo escolar. Coletamos por meio de uma pesquisa qualitativa um total de 1.308 palavras que representam os nomes para a genitália masculina e feminina: pênis e vulva e para algumas práticas sexuais, masturbação e relação sexual. Uma dinâmica de grupo foi aplicada em 4.916 sujeitos de seis estados brasileiros, compreendendo quatro regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste em cursos de formação em orientação sexual na escola, sendo pais/mães e professores/as, com as idades entre dezoito a sessenta e oito anos. As palavras encontradas foram agrupadas em eixos temáticos e divididas em categorias, apoiadas na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Discutimos a importância e/ou a necessidade da utilização de tantos sinônimos que se refiram a sexo/sexualidade. Após a análise das palavras, constatamos a dificuldade que os/as participantes demonstram em verbalizar palavras de cunho sexual, portanto com resistências e desinformação que são passadas aos/às alunos/as, denotando assim uma repressão sexual e a conseqüente necessidade da Orientação Sexual, no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade educativa, a saber: pais/mães, professores/as, equipe pedagógica e administrativa, funcionários/as e alunos/as.
Palavras-chave: Sexualidade; Sexo; Palavras; Sinônimos; Repressão Sexual; Orientação Sexual Escolar. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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