UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Susana Soares Tozetto
Titulo As mudanças no trabalho pedagógico de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental face à implantação das políticas públicas no município de Ponta Grossa
Orientador(a)
Data 09/05/2008
Resumo O presente trabalho de pesquisa, realizado entre 2006 e 2007, investiga o trabalho docente frente às políticas educacionais no município de Ponta Grossa. Nesse sentido, delimitou-se as seguintes questões de pesquisa: Como as professoras primárias se manifestam sobre aspectos do trabalho de sala de aula, na relação com as políticas educacionais Projeto Realidade e Ciclos de Aprendizagem. Desse questionamento central desdobram-se outras questões: Há indícios de alteração no trabalho pedagógico das professoras, a partir da implantação das políticas educacionais? Se houver, quais as alterações que manifestam? O que manifestam as professoras sobre as práticas de acompanhamento de alunos ao longo de cinco anos? As políticas públicas contribuíram para as mudanças na prática pedagógica? Permeado por essas questões, se delinearam os seguintes objetivos: 1) Identificar na manifestação das professoras primárias características do trabalho de sala de aula, relacionado com a implantação do Projeto Realidade e dos Ciclos de Aprendizagem no município de Ponta Grossa. 2) Caracterizar indícios de mudanças no trabalho pedagógico, face à implantação das políticas educacionais, Projeto Realidade e Ciclos de Aprendizagem. Ao trabalhar com a problemática explicitada, apoiada pro referencial teórico que relaciona mudanças sociais e educacionais, saberes da experiência e práticas pedagógicas Heargreaves, Gimeno Sacristán, Charlot, Tardif, entre outros e buscando atingir os objetivos expostos, desenvolveu-se um estudo norteado pelas mudanças no cotidiano dos professores do município de Ponta Grossa - PR, produzidas pelas alterações na política educacional. Como sujeitos de pesquisa, foram envolvidas 9 professoras primárias com no mínimo dez anos de experiência em sala de aula, partindo-se das seguintes hipóteses: a) ocorreram mudanças no trabalho pedagógico das professoras, produzidas pelas alterações na política política educacional do município. b) a experiência adquirida pelas professoras primárias no decorrer dos anos de docência, marcados por mudanças na política educacional, propiciou alterações em aspectos pontuais das práticas pedagógicas de sala de aula e favoreceu a consolidação dos saberes docentes. O procedimento de pesquisa realizado para coleta de dados foi, num primeiro momento a utilização da técnica do grupo focal com nove professoras e, posteriormente uma entrevista individual com seis professoras que apresentaram uma experiência significativa de acompanhamento do mesmo grupo de alunos por um período maior que três anos. Os resultados indicam que quando as professoras acompanham seu grupo de alunos por três, quatro e até cinco anos, podem flexibilizar o currículo, interagir com metodologias diferenciadas para atender às necessidades dos alunos e auxilia no entendimento da escola ciclada e da progressão continuada que eles apresentam em relação aos objetivos propostos pelo currículo. Assim, a positividade manifestada pelas professoras no que tange ao fato de se conhecer bem os alunos, suas necessidades, dificuldades, interesses e preocupações indica que o trabalho realizado com essas certezas percorre caminhos mais seguros e certeiros. Foi possível perceber pelas manifestações das docentes alterações do trabalho pedagógico e a incorporação de ações em sala de aula ao interagirem com as duas propostas educacionais no município.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara