| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Marta Leandro da Silva | 
		 
		
			| Titulo | 
			A Política de Avaliação Institucional na Educação Tecnológica: as Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			28/04/2008 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Abordamos nesta pesquisa a política de avaliação institucional na educação profissional 
tecnológica, pós LDB 9394/96, situada nos contextos das Reformas da Educação Superior e Profissional, vinculadas às orientações da Reforma do Aparelho Estatal. Nosso objeto de 
estudo é o Sistema de Avaliação Institucional das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula 
Souza. Com enfoque metodológico de pesquisa qualitativa em educação buscamos analisar as concepções e proposições de avaliação institucional expressas no discurso legal e institucional do Centro Paula Souza, bem como identificar e analisar a percepção dos sujeitos educacionais sobre os impasses e efeitos desse sistema avaliativo para as FATECs e suas confluências com 
o princípio de gestão democrática do ensino público. Evidenciamos que a avaliação 
institucional apresenta-se no discurso legal como sustentáculo da qualidade na conjunção das categorias avaliação,qualidade e autonomia e como instrumento de controle/regulação do financiamento público. No processo de Reforma do Aparelho Estatal a avaliação institucional está situada no cerne da política de desconcentração de atividades e des-responsabilização do Estado junto às instituições educacionais apresentando-se como instrumento centralizador e 
ou re-centralizador dessa política. Na percepção dos sujeitos educacionais (Coordenadores e Diretores das Faculdades de Tecnologias) torna-se necessária a reestruturação do Sistema de 
Avaliação Institucional das Faculdades de Tecnologia sendo indicados aspectos que sinalizam a inadequação e superficialidade desta política avaliativa | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |