|
|
Aluno(a) |
Marta Leandro da Silva |
Titulo |
A Política de Avaliação Institucional na Educação Tecnológica: as Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza |
Orientador(a) |
|
Data |
28/04/2008 |
Resumo |
Abordamos nesta pesquisa a política de avaliação institucional na educação profissional
tecnológica, pós LDB 9394/96, situada nos contextos das Reformas da Educação Superior e Profissional, vinculadas às orientações da Reforma do Aparelho Estatal. Nosso objeto de
estudo é o Sistema de Avaliação Institucional das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula
Souza. Com enfoque metodológico de pesquisa qualitativa em educação buscamos analisar as concepções e proposições de avaliação institucional expressas no discurso legal e institucional do Centro Paula Souza, bem como identificar e analisar a percepção dos sujeitos educacionais sobre os impasses e efeitos desse sistema avaliativo para as FATECs e suas confluências com
o princípio de gestão democrática do ensino público. Evidenciamos que a avaliação
institucional apresenta-se no discurso legal como sustentáculo da qualidade na conjunção das categorias avaliação,qualidade e autonomia e como instrumento de controle/regulação do financiamento público. No processo de Reforma do Aparelho Estatal a avaliação institucional está situada no cerne da política de desconcentração de atividades e des-responsabilização do Estado junto às instituições educacionais apresentando-se como instrumento centralizador e
ou re-centralizador dessa política. Na percepção dos sujeitos educacionais (Coordenadores e Diretores das Faculdades de Tecnologias) torna-se necessária a reestruturação do Sistema de
Avaliação Institucional das Faculdades de Tecnologia sendo indicados aspectos que sinalizam a inadequação e superficialidade desta política avaliativa |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|