UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniela Maria de Toledo
Titulo Ler e escrever. Mediação entre crianças pequenas.
Orientador(a)
Data 25/04/2008
Resumo Este trabalho teve como objetivo estudar como crianças em processo de alfabetização, na escola, interagem entre si quando são solicitadas e “lerem” as mais ou menos incipientes produções delas mesmas e dos seus coetâneos, ou quando o fazem espontaneamente. O conceito central focado no estudo é o de mediação e procura-se fazer a leitura e análise dos dados principalmente à luz da teoria sócio-história de Vygotsky, considerando-se o conceito de mediação como central nessa teoria. Foi observada uma classe de 25 crianças de uma escola pública em Araraquara-SP. Uma entrevista semi-estruturada foi conduzida com a professora da classe com o objetivo de obter dados que subsidiasse a compreensão do seu papel para o estabelecimento de clima social favorável à mediação. As principais considerações sobre os resultados são em termos do desenvolvimento do processo de leitura e escrita nas crianças sendo altamente favorecido pelas trocas que favorecem as mediações, ou seja, pelas interações não diretas, mas sim mediadas.


Palavras-chaves: Alfabetização. Mediação simbólica. Aprendizagem.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara