|
|
Aluno(a) |
Daniela Maria de Toledo |
Titulo |
Ler e escrever. Mediação entre crianças pequenas. |
Orientador(a) |
|
Data |
25/04/2008 |
Resumo |
Este trabalho teve como objetivo estudar como crianças em processo de alfabetização, na escola, interagem entre si quando são solicitadas e lerem as mais ou menos incipientes produções delas mesmas e dos seus coetâneos, ou quando o fazem espontaneamente. O conceito central focado no estudo é o de mediação e procura-se fazer a leitura e análise dos dados principalmente à luz da teoria sócio-história de Vygotsky, considerando-se o conceito de mediação como central nessa teoria. Foi observada uma classe de 25 crianças de uma escola pública em Araraquara-SP. Uma entrevista semi-estruturada foi conduzida com a professora da classe com o objetivo de obter dados que subsidiasse a compreensão do seu papel para o estabelecimento de clima social favorável à mediação. As principais considerações sobre os resultados são em termos do desenvolvimento do processo de leitura e escrita nas crianças sendo altamente favorecido pelas trocas que favorecem as mediações, ou seja, pelas interações não diretas, mas sim mediadas.
Palavras-chaves: Alfabetização. Mediação simbólica. Aprendizagem. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|