UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fernando Donizete Alves
Titulo O lúdico e a educação escolarizada da criança: uma história de (des)encontros.
Orientador(a)
Data 10/04/2008
Resumo O objetivo dessa pesquisa é investigar como se dá, na prática pedagógica do professor que atua na escola de Educação Infantil da rede pública municipal do Estado de São Paulo, Brasil, o acolhimento do lúdico. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seis professoras, num total de três entrevistas de trinta a quarenta minutos com cada uma delas, na perspectiva de compreender as concepções e os modos de acolhimento do lúdico em suas práticas pedagógicas junto às crianças. As entrevistas foram analisadas tomando como referência o método de investigação do psiquismo criado por Freud e a proposta da clínica extensa de Herrmann. Não se trata de uma pesquisa psicanalítica, mas de um trabalho que considera que o discurso apresenta idéias para além do conteúdo manifestado pelas professoras conscientemente. As análises das entrevistas apontam que as professoras concebem o lúdico como recreação e como instrumento pedagógico, essencialmente. Tomado como recreação, o lúdico é caracterizado como passatempo, atividade descompromissada, improdutiva, sem valor educativo do ponto de vista daquilo que concebe a escola como educação (atividade séria, pragmática). Tomado como recurso/instrumento didático para o ensino de determinados conteúdos/conhecimentos, o lúdico é sistematizado, racionalizado. Concluí-se que, os modos de acolhimento do lúdico na escola de educação infantil se dão numa dinâmica que o desvaloriza como recurso educativo da criança pequena no Brasil. Desconsidera-se, portanto, o valor do infantil, da fantasia, do desejo e do prazer como elementos fundamentais para o despertar da paixão pelo conhecimento, da criatividade.

Palavras-Chave: Lúdico, Educação, Escola, Psicanálise, Criança, Professor.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara