UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rafael Carneiro Vasques
Titulo As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar
Orientador(a)
Data 20/03/2008
Resumo Este trabalho pretende apresentar uma análise do RPG (Role Playing Game) a partir de sua fecundidade enquanto ferramenta didático-pedagógica. Neste sentido, um de nossos esforços foi o exame de pesquisas brasileiras que abordaram o jogo, para uma melhor compreensão da metodologia aplicada ao estudo deste que é um objeto recente das ciências.
Por notarmos uma visão marginalizadora em relação ao RPG, capaz de limitar as iniciativas de utilização do jogo no processo de ensino-aprendizagem, sentimos a necessidade de desmistificá-lo e, assim, analisamos notícias divulgadas na mídia que sugerem a existência de uma conexão entre o RPG, crimes e rituais de magia; bem como materiais de instituições religiosas em que esta associação também é pontuada. Para assimilar esta tensa relação entre o RPG e a religião, lançamos mão do conceito, formulado por Max Weber, de desencantamento do mundo e, com isso, inferimos a filiação do RPG com o pensamento científico, dedução esclarecedora para a compreensão do conflito deste com o pensamento religioso.
Apontamos também no RPG traços do Romantismo Anti-Capitalista de Michael Löwy e Robert Sayre, o que nos permitiu compreender características deste jogo que possibilitam uma experiência educativa alicerçada na Experiência (Erfahrung) dos participantes, ao contrário da semiformação oferecida através das mercadorias típicas da Indústria Cultural, fundadas na Vivência (Erlebnis) dos expectadores.
Abordamos ainda uma especificidade do objeto que julgamos significativa: a possibilidade dos jogadores de lançarem à história um olhar não-determinista, por ser esta apresentada de forma aberta a transformações e construída coletivamente, desnaturalizando o social.
Por fim, procuramos defender a possibilidade de se instituir um habitus específico no jogador de RPG, que o estimule a desenvolver a prática da leitura e a busca por aquisição de capital cultural.
ROLE PLAYING GAME, JOGO, EDUCAÇÃO, INDÚSTRIA CULTURAL, DESENCANTAMENTO DO MUNDO, ROMANTISMO ANTI-CAPITALISTA.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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