UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Caren Elisabeth Studer
Titulo Impacto da avaliação externa (ENC 1996-2003) sobre o habitus de docentes do ensino superior: estudo de uma fundação municipal no interior do estado de S. Paulo
Orientador(a)
Data 19/03/2008
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre duas categorias do campo educacional: por um lado, o habitus de docentes de uma instituição não-pública de ensino superior, a Fundação Educacional de Barretos (FEB) e a experiência de avaliação externa, através do projeto do Exame Nacional de Cursos (ENC) de 1996 a 2003. Para a sua realização, optou-se pelo uso dos métodos qualitativos de análise a partir da aplicação de questionário e entrevistas junto a professores e coordenadores, que passaram pela experiência do “Provão” e estiveram presentes na instituição desde 1995. A aproximação ao objeto se deu via a abordagem sociológica de Pierre Bourdieu (1930 – 2002), a partir da qual se caracterizou a dinâmica de influências para a constituição da relação habitus – avaliação externa. São vários os elementos considerados: a tensão permanente entre os capitais políticos - sociais e os acadêmicos marcam esta fundação de ensino desde a sua criação, contextualizadas pela intersecção dos processos históricos de expansão do ensino superior nas décadas 60-70 e os efeitos dos mecanismos de globalização capitalista regionalizada no interior do estado de S. Paulo. Por outro lado, a proposta de avaliação do ENC interfere na formação do habitus dos docentes entrevistados, pela especificidade de organização de seus diferentes capitais. O estudo indica vários níveis de repercussões, como o das práticas dos docentes, da gestão dos cursos por parte dos coordenadores e da autoridade científica institucional. Elementos estes com diferentes níveis de influência sobre a constituição do habitus investigado. Evidencia-se, portanto, que, ao contrário das instituições fortes no ensino, pesquisa e extensão, as instituições “privadas”, que priorizam somente o ensino, se beneficiaram com a experiência do “Provão”, à medida que este passou a servir como instrumento indutor de capitais acadêmicos historicamente escassos, além de estreitar as relações entre o Ministério da Educação e as instituições não-públicas existentes.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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