UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ari Raimann
Titulo Impedimentos e proposições para ação docente no ensino superior no caminho de Habermas
Orientador(a)
Data 05/03/2008
Resumo O texto Impedimentos e proposições para ação docente no ensino superior nocaminho de Habermas busca colaborar no debate acadêmico, principalmente nas questões de natureza epistemológica. A análise é feita considerando sinais de esgotamento da razão instrumental, e de suas implicações na sociedade, especialmente no ambiente pedagógico. O texto apresenta uma incursão pelo pensamento de Jürgen Habermas, basicamente sobre a teoria da razão comunicativa. A abordagem teórica destaca a importância da racionalidade comunicativa que se dá mediante o discurso, na relação intercomunicativa de sujeitos que se encontram na intenção de entender-se sobre algo no mundo. O trabalho apresenta um panorama do ensino superior, na tentativa de destacar as principais dificuldades por que passa a educação, e as perspectivas a partir dos pressupostos do agir comunicativo.

Palavras-chave: Habermas; razão comunicativa; conhecimento; ação docente; ensino superior; razão instrumental.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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