| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Lúcia Helena Manzochi | 
		 
		
			| Titulo | 
			Educação ambiental formadora de cidadania: as contribuições dos campos teórico-metodológicos de "conflito socioambiental" e "educação moral" para a formação continuada de professores | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			29/02/2008 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
 
Este trabalho procura explorar as possibilidades abertas pelos campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental e de educação moral (linha de construção da personalidade moral- PUIG, 1998a) na constituição de uma proposta teórico-metodológica de formação continuada (FC) de professores em educação ambiental (EA), norteada por um referencial de EA formadora de cidadania, em perspectiva emancipatória. É um trabalho de reflexão teórica aliado à análise de uma experiência de intervenção anteriormente realizada (Projeto Interface) e se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas de pesquisa. Os trabalhos de reflexão teórica, aliados àquelas análises, permitiram a formulação de uma proposta de formação em que, a partir da articulação entre aqueles dois campos, se trabalha com a perspectiva de problematização moral do campo ambiental situado na esfera pública, propondo aos educadores a utilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dos recursos metodológicos (RMs) da educação moral para criação de atividades para sala de aula. Também foi possível indicar direções para amadurecimento da proposta recém-constituída, das quais destacamos: 1- o aporte de subsídios do campo da Filosofia Política e da Sociologia e a exploração da abordagem estruturalista-construtivista de conflito socioambiental (ACSELRAD, 2004); 2- a aproximação entre escola e movimentos sociais ambientais; 3- a realização de novas intervenções de FC. 
 
Palavras  chave: Educação; Educação ambiental; Formação continuada de professores; Conflito socioambiental e Educação Ambiental; Educação Moral e Educação Ambiental; Educação para cidadania. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |