UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lúcia Helena Manzochi
Titulo Educação ambiental formadora de cidadania: as contribuições dos campos teórico-metodológicos de "conflito socioambiental" e "educação moral" para a formação continuada de professores
Orientador(a)
Data 29/02/2008
Resumo RESUMO

Este trabalho procura explorar as possibilidades abertas pelos campos teórico-metodológicos de “conflito socioambiental” e de “educação moral” (linha de “construção da personalidade moral”- PUIG, 1998a) na constituição de uma proposta teórico-metodológica de formação continuada (FC) de professores em educação ambiental (EA), norteada por um referencial de EA formadora de cidadania, em perspectiva emancipatória. É um trabalho de reflexão teórica aliado à análise de uma experiência de intervenção anteriormente realizada (Projeto Interface) e se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas de pesquisa. Os trabalhos de reflexão teórica, aliados àquelas análises, permitiram a formulação de uma proposta de formação em que, a partir da articulação entre aqueles dois campos, se trabalha com a perspectiva de problematização moral do campo ambiental situado na esfera pública, propondo aos educadores a utilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dos recursos metodológicos (RMs) da educação moral para criação de atividades para sala de aula. Também foi possível indicar direções para amadurecimento da proposta recém-constituída, das quais destacamos: 1- o aporte de subsídios do campo da Filosofia Política e da Sociologia e a exploração da abordagem estruturalista-construtivista de conflito socioambiental (ACSELRAD, 2004); 2- a aproximação entre escola e movimentos sociais ambientais; 3- a realização de novas intervenções de FC.

Palavras – chave: Educação; Educação ambiental; Formação continuada de professores; Conflito socioambiental e Educação Ambiental; Educação Moral e Educação Ambiental; Educação para cidadania.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara