|
|
Aluno(a) |
Lúcia Helena Manzochi |
Titulo |
Educação ambiental formadora de cidadania: as contribuições dos campos teórico-metodológicos de "conflito socioambiental" e "educação moral" para a formação continuada de professores |
Orientador(a) |
|
Data |
29/02/2008 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho procura explorar as possibilidades abertas pelos campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental e de educação moral (linha de construção da personalidade moral- PUIG, 1998a) na constituição de uma proposta teórico-metodológica de formação continuada (FC) de professores em educação ambiental (EA), norteada por um referencial de EA formadora de cidadania, em perspectiva emancipatória. É um trabalho de reflexão teórica aliado à análise de uma experiência de intervenção anteriormente realizada (Projeto Interface) e se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas de pesquisa. Os trabalhos de reflexão teórica, aliados àquelas análises, permitiram a formulação de uma proposta de formação em que, a partir da articulação entre aqueles dois campos, se trabalha com a perspectiva de problematização moral do campo ambiental situado na esfera pública, propondo aos educadores a utilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dos recursos metodológicos (RMs) da educação moral para criação de atividades para sala de aula. Também foi possível indicar direções para amadurecimento da proposta recém-constituída, das quais destacamos: 1- o aporte de subsídios do campo da Filosofia Política e da Sociologia e a exploração da abordagem estruturalista-construtivista de conflito socioambiental (ACSELRAD, 2004); 2- a aproximação entre escola e movimentos sociais ambientais; 3- a realização de novas intervenções de FC.
Palavras chave: Educação; Educação ambiental; Formação continuada de professores; Conflito socioambiental e Educação Ambiental; Educação Moral e Educação Ambiental; Educação para cidadania. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|