|
|
Aluno(a) |
Fernanda Maria Fornaziéri Musto |
Titulo |
Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciado o a |
Orientador(a) |
|
Data |
25/02/2008 |
Resumo |
Este estudo pretende, ao analisar o contexto de vida de 22 docentes de educação profissional de nível técnico em atuação no Senac da cidade de Jaboticabal, identificar o capital cultural e o habitus destes professores, e, nessa direção, iniciar a análise de como esses fatores contribuem para as crenças levadas até a prática educacional. A análise está baseada em questionários feitos com todos os 22 docentes, e em entrevistas feitas com 5 destes professores de cursos diferentes, escolhidos aleatoriamente.Inicialmente foi feito um estudo sobre o histórico do Senac no Brasil no contexto da educação profissionalizante, e de como está organizada esta instituição no Estado de São Paulo. Ainda foram levantadas características do Senac na cidade de Jaboticabal e sua importância na formação de jovens e adultos daquela pequena região. Depois, foram apresentados, a partir dos estudos de Pierre Bourdieu, as características que, combinadas às experiências de vida dos professores dessa instituição na cidade citada, são fundamentais para a compreensão do conjunto de crenças e expectativas que exercem, na hipótese levantada nesse estudo, influência sobre o ato educativo. Por fim, concluímos algumas questões que indicam caminhos possíveis para a compreensão da forma de trabalho dos docentes no contexto da educação profissional de nível técnico.
Palavras chave: Educação profissional. Nível técnico. Capital cultural. Habitus.
Professores de cursos técnicos. Senac. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|