|
|
Aluno(a) |
Marcela Lopes Gomes |
Titulo |
Contribuições da teoria Bakhtiniana para o estudo da educação brasileira: a apropriação das categorias da enunciação e do dialogismo |
Orientador(a) |
|
Data |
26/02/2008 |
Resumo |
O pensador russo Mikhail M. Bakhtin (1895-1975) desenvolveu uma contribuição relevante e original para as Ciências Humanas a partir de seus estudos sobre a linguagem. Devido ao caráter crítico e vanguardista da obra bakhtiniana, numerosos estudiosos empregam-na para aclarar temas das mais diversas áreas, dentre as quais destacamos a Educação. Esta dissertação visa perscrutar as contribuições da teoria bakhtiniana para o estudo da Educação Brasileira mediante análise das categorias da enunciação e do dialogismo desenvolvidas ao longo da obra teórica de Bakhtin, bem como da aplicação que delas fizeram os pesquisadores brasileiros, por meio do exame de artigos publicados em periódicos específicos da Educação, no primeiro qüinqüênio do século XXI.
A investigação apontou para uma crescente apropriação do pensamento bakhtiniano nas análises empreendidas no campo da Educação, com a realização de um esforço de compreensão por parte de seus estudiosos, no que se refere aos fundamentos das categorias da enunciação e do dialogismo. No entanto, indicou que, em alguns dos artigos analisados, além desse esforço de apropriação da teoria bakhtiniana, há a ocorrência de distorções e impropriedades na aplicação e/ou nos acréscimos efetuados nessa teoria. Assim sendo, uma pesquisa dessa natureza poderá subsidiar estudantes de pós-graduação e pesquisadores em geral interessados em aplicar as contribuições da teoria bakhtiniana no campo da Educação, de modo a proporcioná-los um posicionamento crítico em relação às formas de interpretação e utilização das bases dessa obra.
Palavras-chave: Bakhtin, enunciação, dialogismo, Educação Brasileira. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|