UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Narciso Fernandes Filho
Titulo Lourenço Filho na fase áurea da Coleção Bibliotheca de Educação: o projeto político-pedagógico
Orientador(a)
Data 29/02/2008
Resumo RESUMO

A investigação proposta neste trabalho focalizou a “fase áurea” da “Coleção Bibliotheca da Educação” (1927-1930), organizada por Lourenço Filho, publicada pela Editora Melhoramentos de São Paulo, composta de 12 títulos, dos quais 11 foram tomados como fonte documental para recuperar aspectos da mentalidade educacional da época, através da explicitação do projeto de Lourenço Filho para a transformação da escola vigente e da mentalidade dos professores, destinatários centrais da referida coleção. A escola se configurava, para Lourenço Filho, assim como para outros intelectuais da época, como alavanca para a modernização do país. Daí a urgência em transformá-la e, passo essencial para esse intento, a mentalidade dos professores, organizando-as em outras bases, bases decorrentes, especialmente, de novos princípios, conclusões e aplicações da ”psicologia experimental”, julgados pelo educador como científicos. Lourenço Filho ofereceu aos professores os testes, para o que ele chamava de “organização estática” e, para a “organização dinâmica”, conhecimentos, princípios, modelos pedagógicos, programas de ensino etc. Entre estes, focalizou-se os testes( que classificariam os escolares segundo capacidade intelectual, formando uma elite pelos tipos de escol, hierarquizando a sociedade por um critério de justiça natural) e o sistema de projetos – materialização, em grande parte, das idéias de Dewey -, posto que ele trazia, segundo Lourenço Filho, os fins e os meios ideais para a transformação da escola vigente. Observou-se que Lourenço Filho queria formar uma população apta ao trabalho - em comunidade e para o bem comum - e que tivesse seu comportamento pautado por uma reflexão pragmática sobre a realidade. Observou-se também que Lourenço Filho buscou adesão dos professores para seu projeto asseverando que ele se configurava como produto da ciência.

Palavras – chave: Impresso de destinação pedagógica. Lourenço Filho. Coleções para professores. Escola Nova. Leitura para professores. Saberes pedagógicos
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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