UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mirelle Giordano Santarosa
Titulo Cadernos das professoras: um dispositivo revelador do conhecimento escolar
Orientador(a)
Data 25/02/2008
Resumo RESUMO

Considerando que o caderno é um dispositivo revelador do conhecimento escolar, a presente pesquisa visa demonstrar a importância e as especificidades do registro por parte do corpo docente, visando analisar os conteúdos, as atividades, o dia-a-dia escolar. Para tanto, necessitou-se recorrer a autores que estudam sobre currículo e cultura escolar, para uma fundamentação teórica do trabalho desenvolvido. A intenção é estudar a seleção cultural, o currículo e o conhecimento escolar desenvolvido na escola. Para tanto, recorreu-se também à análise de Cadernos de Classe de quatro professoras das séries inicias do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada no interior do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam este estudo, são elas: a) dos documentos inseridos no dia-a-dia escolar, os Cadernos das Professoras podem ser considerados registros documentais?; b) os Cadernos das Professoras são instrumentos reveladores do ensino? Informam sobre a seleção cultural?; c) o currículo em ação, definido e apresentado por Gimeno Sacristán (2000) é reconhecível nos Cadernos das Professoras?; d) a partir de quais atividades o conhecimento escolar é desenvolvido em sala de aula?; e) em quais fontes bibliográficas (livros? Internet? Jornais? Fatos do cotidiano?...) os professores buscam os conteúdos para serem desenvolvidos no formato de atividades?. As reflexões realizadas permitem um conjunto substancioso de informações acerca dos conteúdos desenvolvidos por estas professoras no decorrer do ano escolar relacionados ao planejamento realizado no início de cada ano. Este planejamento está interligado à Proposta Pedagógica da rede de ensino investigada, que por sua vez, condiz com os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC – Ministério da Educação e Cultura. Os Cadernos das Professoras, quando cotejados entre si, mostram que cada uma registra o que ocorre em sala de aula do modo que mais lhe convir, porém todas anotam as atividades desenvolvidas com os alunos em cada dia letivo. Estas atividades vão desde interpretações até ilustrações, perpassando por caça-palavras, separação de sílabas, composição, entre outras. Percebeu-se que há uma diversidade de atividades utilizadas pelas professoras para desenvolverem os conteúdos pré-selecionados no planejamento anual. Foi possível notar o quão valioso é o registro realizado pelas professoras em seus Cadernos, pois eles expressam tudo (ou quase tudo) que é desenvolvido em sala de aula em determinado ano/ciclo, representando as práticas escolares.

Palavras – chave: Caderno das Professoras. Conhecimento Escolar. Currículo. Saberes e práticas escolares.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara