UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Márcia Duarte
Titulo Síndrome de Down: investigação da situação escolar no ensino fundamental e médio da
Orientador(a)
Data 03/03/2008
Resumo O presente estudo teve por objetivo conhecer a situação escolar dos alunos com síndrome de Down que freqüentavam o Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede pública e particular da cidade de Araraquara – SP, no que se refere aos conteúdos correspondentes às séries que estão freqüentando. Para tanto, foi realizado um levantamento do número desses alunos nessas redes de ensino no início do ano letivo de 2006. Esse levantamento mostrou que havia 7 alunos, sendo 5 da rede estadual da 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries, sendo um do sexo masculino e quatro do feminino, com idades de 14 a 21 anos e dois da rede particular na 5ª série do Ensino Fundamental e outro no 2º ano do Ensino Médio, ambos do sexo masculino com 17 e 18 anos, respectivamente. Para conhecer a trajetória escolar desses alunos, bem como a situação na série que estavam freqüentando, foram realizadas entrevistas com os pais e professores. Também organizou-se um grupo de estudos com os 5 alunos da rede estadual, visando a aplicar atividades de leituras e interpretação oral e escrita das histórias. Os resultados apontaram que esses alunos freqüentaram as classes especiais para deficientes mentais por um período de 3 a 15 anos para depois serem matriculados no ensino regular, com exceção de um, que não freqüentou essa classe. Nas escolas regulares apresentaram grande defasagem idade/série se comparados com os demais colegas da classe. A pesquisa mostrou que esses alunos necessitam de um maior tempo para a realização das tarefas, ensino individualizado, adaptação curricular, bem como mudança na forma de transmitir os conteúdos e de dosar mais a quantidade das atividades para evitar o cansaço. Notou-se ainda a necessidade do uso de material concreto, porque apresentaram dificuldades de aprendizagem com conceitos abstratos. Portanto, é preciso estruturar melhor as escolas do presente estudo para se tornarem inclusivas, pois estas precisam rever as suas formas de atuação, para melhor oferecer um ensino com eqüidade de modo que adquiram autonomia e sentam-se parte do sistema educacional e social.

Palavras-chave: síndrome de Down, professor, escolas do ensino regular, inclusão.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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