UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marta Regina Sene
Titulo Arte-educação, criatividade e percepções: um olhar sobre o programa escola da família
Orientador(a)
Data 28/02/2008
Resumo O Programa Escola da Família - Espaços de Paz foi implantado em 2003 nas escolas da Rede Pública Estadual, propondo a abertura das escolas aos finais de semana, tornando-as centros comunitários, a fim de atrair os jovens e suas famílias para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas, vinculadas a quatro Eixos Norteadores: Cultura, Esportes, Saúde e Qualificação para o Trabalho. O presente estudo, de caráter exploratório, teve como principais objetivos: caracterizar o perfil dos protagonistas do Programa, identificar as concepções de arte implícitas no ensino das atividades artísticas do Eixo Cultura, conhecer o processo de ensino-aprendizagem das atividades do Programa, tendo em vista o fazer pedagógico dos educadores e as percepções dos usuários acerca de seu aprendizado; identificar relações entre arte-educação e o desenvolvimento cultural dos participantes. O estudo realizou a coleta de dados por meio de entrevistas em oito escolas do Município de Araraquara, selecionadas como campo da investigação. Os critérios para a coleta e para o tratamento dos dados estiveram baseados em critérios quanti-qualitativos e para a análise dos resultados foi adotada abordagem de natureza qualitativa. O aporte teórico esteve fundamentado em pressupostos do campo da Arte-educação, mediados pela Teoria da Perspectiva de Sistemas, de Mihaly Csikszentmihalyi, em contraponto às diretrizes oficiais às quais o Programa está subordinado. Os participantes da pesquisa foram selecionados dentre os protagonistas do Programa: Educadores Profissionais, Educadores Universitários, Voluntários e Público. Os resultados sugerem observar que: ocorre predominância da preferência do público pelas atividades do Eixo Esportes, sendo o Eixo Cultura o segundo mais procurado, seguidos pelo Eixo de Qualificação para o Trabalho e Eixo Saúde, respectivamente; o público é bastante diversificado, composto por crianças, jovens e adultos, vinculados ou não à comunidade; as capacitações e cursos de aperfeiçoamento na área de artes mostraram-se insuficientes; o fazer pedagógico resulta do repertório prévio dos educadores; são preponderantes as atividades artesanais dentro do Eixo Cultura, o que pode estar relacionado, não apenas com as concepções sobre Arte-Educação vigentes no Programa como também, à possibilidade de obtenção e/ou melhoria de renda econômica; as percepções dos entrevistados revelam o Programa como uma opção de lazer, de convivência social e aprendizagem, parecendo contribuir para a redução da vulnerabilidade social dos usuários, na medida que favorece a melhora de auto estima e qualidade de vida. O estudo permitiu, mediante a contextualização do Programa, identificar novas questões de pesquisa, tendo por princípio a criatividade como condição essencial, na medida que constitui fonte central de significados à vida do ser humano.

Palavras chave: Programa Escola da Família. Trabalho Educativo. Arte-educação. Criatividade. Lazer.


ABSTRACT

School Program of the Family - Spaces of Peace was established in 2003 in the schools of the State Public Network, proposing the opening of schools on the weekends, making them community centers, in order to attract young people and their families to the development of activities artistic, cultural and sports, linked to four axles directors: Culture, Sports, Health and Qualification for the Job. This study, exploratory in nature, had as main goals: to characterize the profile of the protagonists of the program, identify the conceptions of art implied in the teaching of artistic activities of the Axis Culture, know the process of teaching-learning activities of the program, taking into seen doing the teaching educators and users' perceptions about their learning, identify relationships between art and education and cultural development of the participants. The study conducted to collect data through interviews in eight schools in the city of Araraquara, selected as a field of research. The criteria for the collection and the processing of the data were based on quantitative and qualitative criteria in the analysis of the results was adopted approach of a qualitative nature. The contribution was based on theoretical assumptions of the field of art, education, mediated by the Theory of Systems Perspective, Mihaly Csikszentmihalyi, as opposed to official guidelines to which the program is tied. Participants of the survey were selected among the protagonists of the Program: Professional Educators, Educators University, Volunteers in Public. The results suggest noted that: occurs predominantly preference of the public for activities of the Axis Sports, Culture and the Axis the second most popular, followed by the Axis of Qualification for Work and Health axis, respectively, the public is very diverse, composed of children , young people and adults, or not tied to the community, and training and courses for improvement in the area of arts, proved insufficient; doing pedagogical results of the register of prior educators; are preponderant craft activities within Axis Culture, which can be related not only to the conceptions about Art-Education Program in force as well, the possibility of obtaining and / or improvement of economic income, the perceptions of respondents reveal the program as an option for leisure, coexistence and social learning, seem contribute for the reduction of the social vulnerability of users, in the measure that promotes the improvement of self esteem and quality of life. The study allowed through the contextualization of the program, identify new issues of search, with the principle creativity as a prerequisite, to the extent that is central source of meanings to life of human beings.

Keywords: School Program of the Family. Work Education. Art-education. Creativity. Leisure.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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