UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Roseane Andrelo
Titulo Política educacional e as tecnologias de informação e comunicação: o rádio na educação escolar
Orientador(a)
Data 28/02/2008
Resumo O cenário que delineia este trabalho é marcado pela centralidade que as tecnologias da informação e comunicação ocupam na sociedade e pela necessidade de incorporá-las na educação, seja a distância ou presencial. Entre as TICs, foi escolhido para análise o rádio, pela penetração que tem no Brasil e pela história de mais de oitenta anos de ações pontuais educativas. Porém, muitas delas foram focadas nas concepções mais conservadoras, como o processo centrado no professor-emissor, na transmissão de conteúdos estagnados e na avaliação que cobrava do aluno a memorização, enquanto que as novas exigências para o rádio na educação solicitam a formação de ouvintes críticos, cidadãos conscientes, pessoas com sensibilidade estética, ética etc. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a capacidade do rádio em atender as novas exigências educacionais, sobretudo no que diz respeito à linguagem radiofônica e, em caso positivo, discutir as especificidades do gênero educativo no rádio, de forma que essa discussão forneça parâmetros para a produção radiofônica com finalidade educativa. Para isso, foram analisados programas veiculados em quatro emissoras educativas universitárias que, segundo legislação vigente, devem atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade. Entre os resultados, ficou comprovado que a linguagem radiofônica tem potencial educativo, trabalhando a imaginação e contribuindo para a concentração. Ao serem veiculados em emissoras com sinal aberto, os programas contribuem para a educação permanente. Quando levados para a educação formal, podem fornecer “elementos de organização prévios”, introduzindo o aluno no novo conteúdo do programa escolar e assegurando um componente afetivo à nova temática discutida. Foram criados parâmetros para a elaboração de programas educativos e, baseado neles, foi realizada uma emissão focada no teatro e voltada a alunos e professores do ensino fundamental. O material, gravado em CD, encontra-se anexo a este trabalho.

Palavras-chave: educação às mídias; rádio na educação; TICs na educação; rádio educativa; educação não-formal; mídia-educação.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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