|
|
Aluno(a) |
Valdicea Moreira |
Titulo |
Um estudo comparativo de instrumentos e procedimentos na investigação de crenças de professores de inglês: foco na formação reflexiva |
Orientador(a) |
|
Data |
26/02/2008 |
Resumo |
Sabe-se que as crenças do professor influenciam suas percepções, decisões e ações antes, durante ou depois da aula. Dessa forma, é importante que ele as conheça e reflita sobre as mesmas, o que pode levá-lo a possíveis alterações em suas práticas e, assim, possibilitar seu desenvolvimento profissional. Para levantar essas crenças é necessária a utilização de instrumentos e procedimentos que sejam eficientes e promovam reflexão. O objetivo deste trabalho foi pesquisar quais tipos de crenças podemos detectar com o uso de diferentes instrumentos e procedimentos, investigando se estes afetam a maneira como os professores refletem sobre suas crenças e quais combinações entre eles são eficazes para a promoção de reflexão. O referencial teórico foi constituído de estudos sobre o pensamento do professor, sobre crenças de professores e sobre metodologia na investigação de crenças. Para a consecução dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa-interpretativista de natureza etnográfica, com cinco professoras de inglês de uma escola de línguas localizada no interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram aplicados cinco instrumentos e procedimentos de pesquisa: questionário, grupo focal, auto-relato, observação de aulas e entrevistas (com a técnica stimulated recall). Os dados mostraram que é possível levantar crenças sobre aprendizagem e ensino com os instrumentos e procedimentos selecionados e que os mesmos interferem na maneira como os professores refletem sobre suas crenças. Mas a combinação deles juntos pode ser um bom caminho para o desencadeamento do processo reflexivo.
Palavras chave: crenças de professores de inglês, metodologia de pesquisa sobre crenças, formação reflexiva de professores. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|