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Aluno(a) |
Nilza Renata de Medeiros |
Titulo |
Caracterização dos alunos do ensino fundamental municipal de Araraquara encaminhados ao programa de educação especial identificados com necessidades educacionais especiais |
Orientador(a) |
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Data |
28/02/2008 |
Resumo |
Este trabalho teve por objetivo caracterizar os alunos do ensino fundamental que, no ano de 2004, foram encaminhados por seus professores para avaliação com suspeita de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) ao Programa de Educação Especial (PEE) da rede municipal de ensino de Araraquara, bem como verificar os identificados com NEE por esse programa através das fichas de observação que continham as principais queixas dos professores; além de averiguar suas situações escolares no ano de 2007. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os dados coletados por meio de análise documental. Foram estudados 121 prontuários de alunos encaminhados por seus professores, ao PEE e verificou-se que desses, 59 foram identificados com NEE pela equipe desse programa. Ao analisar as queixas livres dos professores, foram encontrados diferentes tipos de dificuldades que segundo os professores, impedem que a aprendizagem ocorra normalmente. Esses dados foram organizados em quatro categorias assim dispostas: - dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita seguida de três subcategorias; - comunicação e linguagem; - agitação excessiva e queixas indefinidas. Na etapa seguinte, foram realizadas avaliações pela equipe do PEE, que mostraram os seguintes resultados: 59 avaliações pedagógicas, 8 fonoaudiológicas e 35 psicológicas, bem como os devidos encaminhamentos para a área da saúde: neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortoptista, terapia ocupacional e geneticista. Em relação à área educacional, 45 alunos receberam atendimento do serviço de ensino itinerante, 10 do reforço escolar com orientações dos profissionais da equipe do PEE e 4 foram para a classe especial para deficiente mental. Desses 59 alunos, no ano de 2007, 30 continuavam sendo acompanhados pelo serviço do ensino itinerante, 2 pelo reforço escolar. Os 4 alunos que freqüentavam a classe especial retornaram ao ensino regular e estavam sendo acompanhados pelo serviço de ensino itinerante, os demais, no decorrer desses três anos, transferiram-se de cidade ou de escola. Esse trabalho mostrou a importância da contribuição do professor de educação especial, para o processo de inclusão escolar dos alunos considerados com NEE.
Palavras-chave: Educação Especial. Ensino Fundamental. Inclusão Escolar. Avaliação. Necessidades Educacionais Especiais. Ensino Itinerante. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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