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Aluno(a) |
Eliza Maria Barbosa |
Titulo |
Educar para o desenvolvimento: críticas a esse modelo em consolidação na educação infantil |
Orientador(a) |
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Data |
22/02/2008 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho discute a função educativa desenvolvida com as crianças de 03 a 06 anos de idade nos Centros de Recreação do Município de Araraquara-SP, com vistas a evidenciar as semelhanças entre o projeto educacional que subsidia as práticas ali desenvolvidas e as discussões em âmbito internacional e nacional quanto ao papel das instituições de Educação Infantil. Realizamos uma reflexão em torno dos documentos legais que estabelecem as prescrições estruturais e curriculares para essas instituições demonstrando que o teor desses documentos é fortemente influenciado pelos interesses econômicos traduzindo-se sempre por um discurso que elege a escola como o instrumento mais eficiente de remoção das diferenças sociais, utilizando assim de uma ideologia que em nosso tempo se explicita pela idéia amplamente divulgada de criação e investimento em programas de baixo-custo para as crianças socialmente marginalizadas, ameaçando consistentemente o direito das crianças de receberem uma educação formal em instituições educativas pedagogicamente planejadas para permitirem seu acesso aos bens culturais. Discutimos ainda um conjunto de programas curriculares desenvolvidos em países europeus com influência notável sobre o conteúdo das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil brasileira. Os princípios teóricos que orientam aqueles programas encontram-se divulgados em textos da área de ampla circulação entre os professores brasileiros principalmente se considerarmos a existência de um discurso predominante na área que, com o propósito de estabelecer as especificidades desta etapa educacional concentra esforços em reafirmar uma escola infantil que valorize as experiências individuais, secundarizando os conhecimentos que se dão pelo processo de intervenção pedagógica intencional dos professores, indicando ainda a estruturação de ambientes educativos que primem pela flexibilização dos tempos, espaços e saberes. A pesquisa trás ainda as reflexões produzidas a partir dos dados empíricos coletados no cotidiano das instituições educativas, registrando as atividades e demais condicionantes do perfil educativo que as práticas das professoras e demais elementos pedagógicos consolidam nesses espaços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa justificada pelo cumprimento de todas as etapas que encontram-se previstas para esta metodologia e o método de coleta de dados utilizado foi a observação em ambiente naturalístico. Indicamos a tendência da consolidação de um modelo de educação infantil com ênfase no processo de desenvolvimento humano, relativizando o papel do conhecimento formal e historicamente legitimado como instrumento fundamental de efetivação das necessidades de formação cultural das crianças como se pode perceber na defesa dos autores da epistemologia histórica e da abordagem cultural do conhecimento escolar. As considerações finais apontam para a necessidade de fazermos avançar do campo conceitual para o epistemológico as discussões na área da Educação Infantil não para acentuar as características do sujeito que aprende, tarefa à qual a Psicologia do Desenvolvimento Humano se dedica de forma permanente com valor científico reconhecido, mas para elaborarmos, no campo da Pedagogia, mediações pedagógicas que produzam formas de compreensão da realidade objetiva com as crianças sem continuidade com o conhecimento do senso-comum originalmente encontrado nas experiências espontâneas das crianças. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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