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Aluno(a) |
Licinia Maria Correa |
Titulo |
Entre apropriação e recusa. Os significados da experiência escolar para os jovens da periferia urbana de São Bernardo do Campo (SP) |
Orientador(a) |
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Data |
08/02/2008 |
Resumo |
O objeto desta tese é a presença da escola na constituição das identidades juvenis. Investiga-se os sentidos e significados que jovens urbanos e pobres atribuem à experiência escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é realizada com um grupo de jovens estudantes do ensino
fundamental e médio, com idade variável entre 17 e 26 anos, oriundos da periferia urbana de
São Bernardo do Campo. A coleta de dados efetivou-se em duas etapas, no período 2005-
2007, com base em entrevistas intensivas individuais, entrevistas em grupo e observação. O diálogo do objeto com a teoria constrói-se no aprofundamento da noção de juventude e na análise sociohistórica da escola. Conclui-se que há uma presença efetiva da escola na constituição das identidades juvenis. Os jovens fazem-se atores em relação com a escola, mesmo quando estão fora dela. É por intermédio da experiência escolar que constroem os
sentidos para suas ações, afirmam suas individualidades e se relacionam com o mundo. A escolarização aparece como horizonte, meta, necessidade ou como desejo a ser realizado. A presença juvenil na escola é pautada por estratégias de apropriação dos produtos escolares, de integração no tempo-espaço e de resistência aos mecanismos de aculturação dispersos em seu cotidiano. Contudo, há uma conjugação de mecanismos e práticas escolares que inclui os jovens pobres de forma degradada no sistema de ensino, ao mesmo tempo em que os excluem-integrando à dinâmica social. Há uma silenciosa produção do fracasso escolar no
interior do sistema de ensino frente à ruidosa entrada dos jovens nas salas de aula. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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