UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana Campos Meiado
Titulo Prevenção também se ensina? Análise do programa estadual de prevenção as drogas na escola no município de Pederneiras
Orientador(a)
Data 30/05/2008
Resumo O presente estudo tem como objetivo verificar como o Programa Prevenção Também se Ensina tem sido desenvolvido nas escolas públicas estaduais, através do olhar dos professores. Este programa existe desde 1996 e foi implantado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em parceria com o governo estadual e as Diretorias Regionais de Educação, abrangendo todas as escolas estaduais dos municípios do Estado de São Paulo. A hipótese sobre a qual se apóia o estudo é a de que o programa não tem atingido plenamente seu objetivo de promover a redução do abuso de drogas entre os jovens por não ser efetivamente operacionalizado no ambiente escolar. A justificativa para a realização do estudo é a de que o programa existe há 12 anos e até a presente data não houve uma análise avaliativa das suas contribuições e de sua articulação com a política nacional antidrogas. O estudo tem sua relevância uma vez que se propõe a construir uma reflexão sobre a prática da prevenção nas escolas estaduais e elaborar uma análise para possíveis reenquadramentos, de acordo com a demanda atual. Optou-se nesse, estudo, por analisar quantitativamente e qualitativamente o número de professores efetivos estaduais de 5ª a 8ª série das escolas do município de Pederneiras, que conheciam e utilizavam o referido programa, por meio de questionário e de entrevistas. Observou-se que um número representativo de professores não tem conhecimento sobre o programa e os professores que têm conhecimento sobre o programa, nem sempre o executa de acordo com a proposta existente. Após uma análise das variáveis que podem atuar para essa dificuldade de adesão ao programa, foi possível concluir que a proposta de execução do Programa Prevenção Também se Ensina não foi articulada conforme a intenção em sua elaboração, e que também há uma desarticulação entre as políticas federais, estaduais e municipais. Quanto ao professor, foi possível verificar a existência de sobrecarga de atribuições, despreparo na sua formação, falta de afinidade com o tema, desarticulação no processo de conduzir as informações até o mesmo.

Palavras-chave: Drogas, prevenção, escola, políticas públicas, política educacional, formação de educadores.
Tipo Defesa-Doutorado
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