UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Dione Maribel Lissoni Figueiredo
Titulo Gestão municipal, qualidade de ensino e a avaliação do rendimento escolar em um município de São Paulo
Orientador(a)
Data 14/02/2008
Resumo Esta tese tem como objetivo o Sistema de Avaliação de um Município de São Paulo. A análise leva em conta o contexto histórico latino-americano no cenário do mundo globalizado. Para tanto, realiza a análise da trajetória das reformas educacionais dos países da América Latina nos últimos dez anos, o desempenho que os organismos internacionais, como o Banco Mundial têm neste contexto. Tento identificar os instrumentos de avaliação externa de ensino e sua contribuição para a avaliação de sistemas na América Latina, Brasil, São Paulo e, em particular, no município de Cosmorama. Apresenta e analisa o processo de descentralização, municipalização e gestão democrática como eixos norteadores da pesquisa. Apóia-se em dados quantitativos para a análise de um corpus constituído de dados estatísticos compilados que se referem aos resultados de testes do SARESP-Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo; Prova Brasil; resultados do Projeto Gestão para o Sucesso Escolar e em especial do SAREM- Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal de Cosmorama. Nas considerações finais constata a relevância metodológica, pedagógica e social para o município da implementação de um sistema de avaliação na melhoria da qualidade de ensino.

Palavras-chave: avaliação. desempenho. descentralização. municipalização. gestão democrática. qualidade de ensino.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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